Suplementação

Testosterona em gel: saiba tudo sobre a reposição hormonal

Muitos homens sofrem com a baixa produção hormonal quando chegam à meia-idade, já que esta passa a ser 1% por ano mais baixa a partir dos 40 anos de idade, justamente por conta do envelhecimento natural. Estamos falando diretamente da queda dos níveis de testosterona, um hormônio responsável por diversas funções no organismo masculino, como comportamento, desenvolvimento físico, apetite sexual, fertilidade, entre outras.

Com isso, quanto mais velhos, menores são as taxas de testosterona, o que significa maiores problemas de saúde no futuro causados pela deficiência do hormônio no sangue, como perda da libido, cansaço excessivo, lapsos de memória, confusão mental, alterações de humor, perda muscular, acúmulo de gordura corporal, perda de massa óssea, menor crescimento de pelos corporais e até insônia.

Na maioria dos casos, como você já conseguiu perceber, a queda nos níveis de testosterona é causada pelo envelhecimento natural – geralmente, a partir dos 30 anos, com acentuação da perda aos 40 – mas nem sempre o avanço da idade é a única causa da perda do hormônio.

Má alimentação, uso contínuo de alguns medicamentos, estresse, doenças crônicas e a ingestão de bebidas alcoólicas, por exemplo, também são fatores que podem estar relacionados à perda do hormônio.

testosterona-em-gel-funciona

De um modo geral, a quantidade ideal e adequada dos níveis de testosterona no organismo masculino é de 300 a 900 nanogramas por decilitro de sangue. Se você está com alguns dos sintomas que mencionamos acima, saiba que é possível que os níveis do hormônio no seu corpo estejam baixos, sendo necessária uma reposição hormonal para eliminar todos esses problemas.

Neste caso, a primeira coisa a fazer é procurar um médico endocrinologista para fazer uma avaliação e, se for o caso, começar a terapia de reposição hormonal. Essa reposição pode ser feita por meio de medicamentos e suplementos, seja em forma de pílulas, adesivos ou géis.

No artigo de hoje, nós vamos falar sobre a testosterona em gel, que pode ajudar você a elevar os níveis do hormônio e deixá-los estabilizados dentro de poucas horas. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue lendo esse post até o final e entenda tudo sobre a reposição hormonal com testosterona em gel. Vamos lá?

Para que serve?

testosterona-em-gel-como-usar

A testosterona em gel nada mais é do que uma medicação ou suplementação de uso tópico que contém testosterona sintética, produzida em laboratório, mas com estrutura química muito semelhante com a testosterona endógena (naturalmente produzida pelo corpo), capaz de trazer os mesmos benefícios ao organismo masculino.

O gel é indicado para homens com níveis baixos do hormônio, quando devem apostar na terapia de reposição hormonal para eliminar os sintomas de sua deficiência, como os que já citamos no início desse artigo, e melhorar a qualidade de vida após os 40 ou 50 anos.

Do mesmo modo, homens que sofram com a queda da testosterona precoce – antes dos 30 anos – ou mulheres na menopausa (quando há menor produção hormonal) também podem se beneficiar dos efeitos positivos da testosterona em gel. Inclusive, muitas mulheres utilizam o gel para aumentar o desejo sexual nesse período, quando há uma maior perda da libido.

Em geral, os resultados da terapia de testosterona também são impressionantes, desde a melhora na vida sexual quanto na maior disposição, bom humor, aumento de massa muscular, perda de gordura corporal, entre outros benefícios.

Além disso, alguns estudos também sugerem que o uso da testosterona em gel pode ajudar no tratamento de homens com diabetes tipo 2, por diminuir a resistência à insulina e facilitar o processamento do açúcar dos alimentos no organismo, além de reduzir os níveis do colesterol ruim (LDL).

Benefícios

testosterona-em-gel-aumenta-desejo-sexual

A reposição hormonal com testosterona em gel pode trazer vários benefícios à saúde masculina. Veja, a seguir, alguns dos principais:

  • Aumenta o apetite sexual (homens e mulheres);
  • Maior fertilidade (produção de espermatozoides);
  • Melhora a resistência física;
  • Traz sensação de bom humor;
  • Evita o cansaço e o estresse;
  • Trata e previne a diabetes tipo 2;
  • Favorece o ganho de massa muscular;
  • Evita o acúmulo de gordura corporal;
  • Melhora o sono;
  • Melhora a saúde mental.

Como usar?

Como você já deve imaginar, a testosterona em gel tem uso tópico, ou seja, deve ser aplicado uma vez por dia sobre a pele para repor os estoques do hormônio no organismo. Ao aplicá-lo, a pele absorve o gel e transporta o hormônio até o sangue, eliminando os problemas causados pela sua deficiência, trazendo maior bem-estar, de um modo geral, e aumento do desejo sexual, tanto em homens quanto em mulheres.

Em geral, a testosterona em gel é aplicada nas regiões do abdômen, ombros, costas e braços do paciente, em dosagens específicas, de acordo com a quantidade prescrita pelo médico endocrinologista a partir de uma consulta, avaliação e exames clínicos.

Ao contrário do adesivo de testosterona, ou tipo de reposição hormonal bem semelhante, o gel não costuma causar irritações na pele ou alergias.

Dicas importantes

  1. Nunca se deve aplicar a testosterona em gel no pênis ou escroto.
  2. Vista a roupa apenas quando o gel estiver completamente seco.
  3. Lave bem as mãos após aplicar o produto nas regiões recomendadas.
  4. O gel pode ser passado para outra pessoa se houver contato direto de pele com pele. Por isso, antes de fazer sexo ou ficar muito próximo com alguém, certifique-se de que lavou bem a pele com água e sabão.

Efeitos colaterais e contraindicações

Os estudos acerca dos efeitos colaterais do uso da testosterona em gel a longo prazo ainda estão em andamento. No entanto, alguns dos seus sintomas em curto prazo, se usado de forma exagerada e sem orientação médica, o gel pode trazer efeitos colaterais como acne e crescimento de pelos no lábio superior e no peito, além de mudanças na voz, ganho de peso e calvície.

Estudos em andamento também indicam que o uso contínuo da testosterona em gel em mulheres pode causar câncer de mama e, em homens com mais de 65 anos, riscos de ataques cardíacos.

Esse tipo de reposição hormonal está contraindicada para crianças, mulheres grávidas, lactantes ou que estejam planejando engravidar. Homens ou mulheres com câncer de mama ou próstata também não devem fazer uso da testosterona em gel.

Onde comprar e preço

A testosterona em gel dificilmente pode ser encontrada à venda no Brasil. Neste caso, o seu médico endocrinologista deverá, muito provavelmente, prescrever outras abordagens terapêuticas para fazer a reposição hormonal adequada para você.

No entanto, existem algumas farmácias e sites internacionais que vendem a medicação sob supervisão médica, como é o caso dos produtos que vamos mostrar a seguir, os mais conhecidos e usados quando se fala em testosterona em gel:

Androgel

O Androgel é indicado para homens e mulheres que precisam equilibrar seus níveis de testosterona no organismo. Em sites internacionais, você pode encontrá-lo nas versões com concentração de 1% e 1.6%, dependo do que o seu médico receitar para você. Ele deve ser aplicado nos braços e nas costas. O seu preço médio é de U$ 170.

Fortesta Gel

O Fortesta Gel é recomendado para homens e mulheres que sofram com a deficiência de testosterona e, por isso, precisam recorrer à reposição hormonal para equilibrar os níveis do hormônio no organismo. O produto vem com concentração de 2% de testosterona em sua fórmula. Em farmácias internacionais, é possível encontrá-lo a um preço médio de U$ 250. Os resultados mais vistos são de mais força física e maior apetite sexual.