Antes de mais nada, vale a pena explicar que vasodilatador não é nenhum tipo de suplemente ou anabolizante. Na verdade, os vasodilatadores são substâncias que ajudam a dilatar os vasos sanguíneos, para aumentar o fluxo de sangue. Até aí não era difícil de adivinhar. Mas para que serve?
Veja também – Para que serve a Creatina? Vale a pena? Saiba tudo aqui
Entenda qual é a função de um vasodilatador, quais são as principais substâncias utilizadas para essa função e quais os métodos de uso mais apropriados para obter o melhor resultado possível deste tipo de produto, evitando que a busca por um melhor desempenho gere riscos para a sua saúde:
Qual a função do vasodilatador?
Os vasodilatadores servem para aumentar a resistência, com isso aumenta o suporte e ajuda a ganhar mais massa muscular melhorando a performance nos treinos. É muito usado em diversos esportes e modalidades como o crossfit e a musculação propriamente dita.
Suplementes são vasodilatadores?
Existem muitos que são, ou servem para auxiliar no aumento dos vasos de forma natural, contendo por exemplo o óxido nítrico (NO). São os chamados suplementos vitamínicos que contém vários aminoácidos que possuem diversos benefícios, como por exemplo:
- Vitamina B2: ajuda a respiração celular e produzir energia.
- Vitamina B3: aumenta o transporte de nutrientes, assim como a oxigenação dos músculos devido a melhor do fluxo sanguíneo.
- Vitamina C: antioxidante, ajuda a combater os radicais livres que surgem com os treinos. Os radicais livres podem promover o envelhecimento celular causando danos as células.
- Cálcio: também é importante para a respiração celular, além de ajudar a transmitir impulsos nervosos, e a contração muscular.
- Magnésio: faz a síntese e liberação do óxido nítrico, que ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo. Também é um importante mineral para a contração muscular, regulando o potássio dentro das células.
- Argininae citrulina: são precursores do NO e possuem ação antioxidante e anti-inflamatória, melhorando a saúde do coração.
Como consumir um vasodilatador?
Cada suplemento possui uma composição diferente, por isso cada produto terá uma forma de ingerir diferente. Sem contar que para ter melhores resultados o mais indicado é consumir o suplemento antes do treino ou de acordo como o médico ou nutricionista indicar. O vasodilatador não pode ser consumido em doses altas, pois pode causar diversos efeitos colaterais, como tontura, dor de cabeça, entre outros.
Veja também – Whey Protein: para que serve? Vale a pena tomar?
Alimentos vasodilatadores
Também existem alguns alimentos com propriedades vasodilatadoras que ajudam a formar o óxido nítrico na corrente sanguínea, com isso tendo o mesmo efeito dos suplementos. Por exemplo, a beterraba é o vasodilatador natural mais famoso, possui nitrato inorgânico, que dá origem ao NO e relaxa os vasos. Os efeitos melhoram o rendimento já comprovado por estudos.
Veja também – Para que serve o Albumina?
A melancia é outro vasodilatador poderoso, mas que poucas pessoas conhecem. Além de ter ação diurética, é fonte rica em citrulina que também forma NO. Mesmo entendendo um pouco mais de vasodilatador, não compre e nem administre nada sem antes consultar um médico.