Exercícios físicos

Stomach Vacuum: aprenda como praticar e definir o abdômen

Stomach Vacuum
Antes de ler esse artigo, tenho uma pergunta para você: Você tem interesse em demorar muito mais na cama? Quer saber o segredo dos atores pornô e deixar sua mulher LOUCA DE TESÃO? Clique aqui e assista ao vídeo.

Quem não quer um abdômen sarado, cheio de gomos e que dê praticamente para lavar roupa dele. Bem, você pode até não ser um fisiculturista, mas o desejo por abdômen definido é de todos. No entanto, existem maneiras diferentes de como conseguir isso que podem modificar completamente o formato do seu corpo.

Dê uma pequena olhada em fotos de fisiculturistas atuais e compare com os da “velha guarda”, como o Arnold Schwarzenegger. Qual é a maior diferença que você consegue ver nesses dois casos?

Você pode ter pensado que hoje em dia os homens são muito mais evoluídos e musculosos. Mas, se você disse que é o abdômen, acertou em cheio, sendo uma diferença bem grande e visível com a técnica do stomach vacuum, que era muito utilizada antigamente, mas que vem voltando a ganhar novos adeptos devido aos resultados físicos possíveis de adquirir.

Com essa diferença no abdômen, perceba que a cintura dos homens antes era muito mais fina, formando um V com o corpo, enquanto nos dias de hoje temos apenas um corpo todo alinhado com desenvolvimento da massa muscular, sem pensar em como ela ficaria melhor no seu corpo quando estivesse desenvolvida.

O que é Stomach Vacuum?

Stomach vacuum é uma técnica em que, para desenvolver os músculos dessa parte, você trabalha como se estivesse gerando um vácuo mesmo no seu corpo, fazendo como se os órgãos internos se fortaleçam e dê esse aspecto de abdômen dilatado e, ao mesmo tempo, definido.

O músculo que é treinado durante a execução dos exercícios para adquirir esse objetivo é transverso, um músculo, que diferente de outros músculos que temos no nosso corpo, possui a sua fibra distribuída na transversal.

Como fazer Stomach Vacuum?

Stomach Vacuum

Primeiramente, para você poder praticar esse exercício tendo bons resultados e, também, não prejudicando sua saúde, você precisa estar com uma alimentação balanceada, estar hidratado, já ter índices baixos de gordura no corpo e, se tiver uma barriguinha e tentar, não conseguirá obter o resultado correto do exercício, sendo melhor para quem já possui experiência na parte de fisiculturismo.

Existem diversos meios de conseguir chegar no mesmo resultado, podendo realizar esse exercício em pé, na posição cachorrinho, deitado no chão (com as costas no chão, nada de cotonete) ou até em cima de uma bola de pilates, todos tendo o mesmo resultado final, mas com graus de dificuldade diferente.

O modo mais popular de se realizar o Stomach Vacuum é ficando de pé com as costas encostadas em uma parede e as mãos no meio do quadril. Você irá expirar todo o ar que tiver dentro de seus pulmões e projetando o seu peito para frente e levando o estômago o mais para dentro do corpo que conseguir. É como se você estivesse tentando encostar o seu umbigo na coluna. E segure.

Para iniciantes, o recomendado é de 3 séries de 20 segundos cada e, conforme você for se sentindo confortável, podendo aumentar o tempo para, no máximo, 1 minuto entre cada contração.

Para conseguir conquistar os melhores resultados possíveis, treine essa área do corpo 3 vezes por semana, pois além de dar uma silhueta que você busca, com o abdômen definido fica muito mais fácil realizar e se recuperar os treinos das pernas, que costumam ser os mais dolorosos e que fazem as pessoas fugirem da academia.

Existem contraindicações?

Algumas pessoas precisam tomar mais cuidado na hora de praticar esse exercício, principalmente as que possuem problemas cardiovasculares ou respiratórios, sendo melhor consultar o médico antes de inserir essa atividade em seu treino, para ele avaliar quais os riscos e se é possível a sua realização.

Mesmo que ele libere, dê preferência de realizá-lo sempre quando tiver alguém por perto, porque como ele contrai fortemente um músculo enquanto estamos forçando também nosso pulmão a ficar sem oxigênio, além da força na musculatura, também exige uma força do corpo como um todo para gerar a energia necessária em sua execução.

O melhor horário para realizar as suas séries é pela manhã, logo após acordar e de jejum, isso porque não é recomendado que ele seja realizado de estômago cheio, por forçar muito a musculatura e não dando certo se existir muitos alimentos ou líquidos dentro do seu estômago, podendo até fazer você passar mal, dependendo do caso.