Se você já treina a bastante tempo, não aguenta mais ir na academia pois não vê resultados em seus métodos, talvez o problema esteja relacionado aos exercícios corretos para os tipos físicos adequados. Ao pararmos para observar, é possível reparar que os corpos dos homens podem ter vários formatos diferentes, tanto fisicamente como o próprio porte, e claro que isso faz diferença na hora da musculação.
Veja também – Confira 20 dicas essenciais para iniciantes na musculação
Os tipos físicos que cada pessoa tem, pode influenciar diretamente nos resultados do treino. Sendo assim é preciso se conhecer para adaptar melhor os treinos e atividades que sejam específicos para você e para obter resultados melhores.
Quais os tipos físicos?
Existem basicamente três tipos físicos diferentes, são eles:
- Endomorfo
- Mesomorfo
- Ectomorfo
As principais diferenças entre eles são notáveis e por isso é fácil e identificar a qual grupo você pertence. Ninguém pertence a mais de um grupo, um deles será o predominante e é esse que deve ser levado em consideração para adequar os seus hábitos, estilo de vida, dietas e treinos.
Tipo Endomorfo
O tipo Endomorfo é bem encorpado, tem massa óssea forte e isso o ajuda a ganhar massa muscular. Apesar dessas facilidades, é um dos tipos físicos que tem predisposição a ganhar peso, principalmente pelo fato das coxas, ombros e quadris serem mais avantajados. Pela dificuldade em perder peso, uma dica para fazer durante os treinos é acelerar o metabolismo.
Como deve ser o treino – Endomorfo
Os treinos mais aeróbicos podem ser os que mais valorizem esse tipo físico, afim de contas eles trabalham o metabolismo. Os levantamentos de peso também podem ser uma ótima escolha de modalidade, já que com a massa óssea forte você pode vir a ter vantagens. Os intervalos entre séries devem ser curtos, nunca mais de 1 minuto e as repetições entre 9 e 12.
Veja também – Cutting: entenda o que é e como praticá-lo na musculação
Tipo mesomorfo
É o corpo mais invejado, com ombros e peito largos e os músculos bem definidos. Possui as mandíbulas e as maças do rosto bem visíveis, sendo o tipo físico que tem mais facilidade para perder gordura e ganhar massa. Costuma ter porte atlético e o único problema desse biótipo é não exagerar nos treinos, caso contrário os benefícios podem ser comprometidos.
Como deve ser o treino – Mesomorfo
Para esse biótipo o treino deve ser curto e intenso, não passando de 1 hora. As repetições entre 9 e 12 com intervalos de máximo 30 segundos. 3 vezes na semana é o suficiente para cuidar bem do corpo.
Tipo Ectomorfo
São os homens de corpo mais estreito, menor, cintura fina e ombros caídos. Normalmente o metabolismo dessas pessoas é acelerado e por isso ganhar peso para elas é o maior desafio. Um dos tipos físicos que mais tem problemas durante os treinos, já que não costumam ter muita disposição e nem força para fazer os exercícios.
Veja também – Bulking: saiba o que é e confira dicas de como praticá-lo na musculação
Como deve ser o treino – Ectomorfo
Os treinos aeróbicos são proibidos, mas é possível fazer um treino curto e eficiente. Séries curtas, porém, com repetições de 10 a 12 e intervalos de 30 segundos. O maior segredo para que os tipos físicos de Ectomorfo tenham resultados na academia é com relação aos exercícios. O ideal é espalhar o foco dos exercícios, assim você tem mais benefícios pelo corpo entre áreas musculares ao mesmo tempo.