Exercícios físicos

O que é a memória muscular? Entenda tudo sobre o assunto aqui

Memória muscular
Antes de ler esse artigo, tenho uma pergunta para você: Você tem interesse em demorar muito mais na cama? Quer saber o segredo dos atores pornô e deixar sua mulher LOUCA DE TESÃO? Clique aqui e assista ao vídeo.

Se você nunca ouviu falar sobre memória muscular, deve estar pensando como que é possível o músculo ter memória, não é mesmo? Mas, calma que vamos explicar tudo sobre o que isso significa e quais as vantagens que você pode ter quando se aproveita bem desse ótimo benefício que o nosso corpo nos oferece.

Os praticantes de musculação e adeptos da hipertrofia sabem que não é fácil manter constante uma rotina de academia, alimentação e tudo que é necessário para ter um bom desenvolvimento. E surge sempre o medo de que se precisar parar por algum problema de família, trabalho, estudos ou qualquer coisa semelhante, irá perder tudo o que conquistou, voltando ao corpo que tinha antes da academia, mas as coisas não acontecem bem assim.

Como funciona a memória muscular?

Já percebeu que, mesmo que você passe anos sem andar de bicicleta, é só pegar uma que em poucos segundos você já sai andando como se não fizesse diferença todo o tempo que ficou parado? Isso acontece porque o seu corpo e músculos lembram quais movimentos e forças que precisam executar para que a bicicleta possa se movimentar corretamente e sair andando por aí.

O que acontece é que, diferente do que muitas pessoas pensam, primeiro que os músculos não somem tão rapidamente assim do corpo. Se você constituiu eles com uma boa ingestão de proteínas, cuidando para que as fissuras se recuperassem corretamente, você irá demorar mais tempo para reduzir a sua massa magra, sendo mais fácil retomar o seu treinamento.

Uma coisa muito importante que você irá perceber é que depois de ficar muito tempo sem treinar, no seu retorno você não precisará baixar o peso que pegará para um semelhante ao quando iniciou o mesmo. Lógico que não será igual ao de quando você parou, mas muito maior do que uma pessoa que nunca realizou qualquer treino.

O desenvolvimento dos músculos

Memória muscular

Antes de explicarmos como é possível o músculo ter memória, é importante que você saiba como é o processo de crescimento de massa magra no corpo.

Resumidamente: Assim que iniciamos os nossos treinos de hipertrofia, as células produzem novos núcleos que são importantes para a produção de fibra muscular e auxiliando na síntese proteica dentro da massa magra. Quando lesionamos as novas células criadas, que não possuem função inicialmente, elas se juntam às fibras existentes e doam os seus núcleos para elas.

Desse modo, essas várias pequenas estruturas permitem que as fibras do corpo cresçam mais do que as células, daí que vem o desenvolvimento da massa magra.

O processo de criação de núcleos novos, contato com a fibra e fortificação é constante. Desse modo que o crescimento ocorre. Então, quando você fica muito tempo sem ter ido para a academia, você pode até ter perdido algum volume de massa magra, mas os novos núcleos criados ainda encontram-se lá disponíveis para serem treinados.

Quando criamos novos núcleos celulares em nosso corpo, eles ficam em células satélites, que ainda não possuem uma função determinada dentro do nosso organismo. Então, se não as direcionamos, elas apenas ficam soltas no organismo sem saber o que exatamente fazer.

Ou seja, elas ainda estarão disponíveis para serem orientadas e treinadas, mesmo após o seu tempo distante dos exercícios, fazendo com que o seu retorno seja facilitado e muito mais rápido do que o processo inicial de uma academia, que pode ser uma das fases mais difíceis em todo o processo de hipertrofia muscular.

Benefícios da memória muscular

Além de ser ótima para não precisarmos iniciar todo o nosso treinamento do zero, a memória muscular ajuda a prevenir a atrofia e perda muscular de pessoas com o tempo que não vão mais para a academia.

Ainda, contar com o fato de saber que não vamos perder todo o nosso esforço quando precisarmos de uma pausa é um grande alívio, que nos deixa um pouco mais sossegados para deixar de lado o treino quando existe a necessidade.