Nutrição Suplementação

Para que serve o magnésio? Entenda a sua importância para a saúde

Magnésio
Antes de ler esse artigo, tenho uma pergunta para você: Você tem interesse em demorar muito mais na cama? Quer saber o segredo dos atores pornô e deixar sua mulher LOUCA DE TESÃO? Clique aqui e assista ao vídeo.

Muitas pessoas que estão iniciando a prática de exercícios com o uso de suplementação, em alguns caso até quem já é muito experiente na área, esquecem que não basta apenas focarmos no Whey Protein e todos os outros que são importantes apenas para o desenvolvimento da massa magra ou para evitar problemas de fadiga.

Existem diversos outros compostos em nosso corpo que precisamos nos ater para não acabar alcançando o corpo dos sonhos, mas ter deficiências que possam gerar problemas sérios de saúde.

Um dos casos de suplemento que antes era um pouco esquecido pelas pessoas, mas que com o tempo vem sendo cada vez mais utilizado por praticantes esportivos, atletas e pessoas comuns, é o Magnésio, um mineral essencial de extrema importância para nosso organismo, sendo considerado o segundo mais importante abaixo do potássio, e encontrado em muitos alimentos, mas que nem sempre conseguimos suprir todas as necessidades sem a suplementação.

O magnésio é responsável pelo equilíbrio de diversas reações que ocorrem todos os dias no nosso corpo, como desenvolvimento ósseo, transporte de energia, contração muscular, entre outros, e, quando temos carência dele, acabamos tendo problemas de saúde que muitas vezes não entendemos o porquê de estarmos sendo tão acometidos por eles, sendo que poderia ser solucionado facilmente.

Funções do magnésio

No nosso corpo, já possuímos a quantidade de magnésio que produzimos, sendo uma média de 21 a 28 gramas espalhados entre os tecidos, músculos e ossos. Além disso, para termos uma boa dosagem em nosso corpo, precisamos consumir entre 320 a 420 mg diariamente com a alimentação.

Alguns dos alimentos que oferecem uma boa dose de magnésio é o abacate, espinafre, iogurte, oleaginosas, couve, chocolate amargo, moluscos e crustáceos, sendo que muitos desses não fazem parte de uma alimentação dos brasileiros, podendo levar ao déficit de nutrientes necessários e ocasionando problemas de saúde. Por isso, a necessidade de suplementação.

Os sintomas mais comuns de que você está com deficiência de magnésio é falta de memória, anorexia, sono constante e fragilidade muscular, sendo esse último um grande problema para quem está procurando desenvolver massa magra.

Além das funções que já mencionamos acima sobre esse mineral essencial, ele também contribui para a utilização da síntese das proteínas, para o funcionamento correto de algumas enzimas essenciais, equilibra o cálcio, potássio e sódio no sangue e contribui para o funcionamento celular, sendo responsável por mais de 300 reações químicas que ocorrem no nosso corpo diariamente, ajudando a manter o nosso corpo em cima e prevenindo diversas infecções que podem ocorrer por corpos que estão debilitados, sendo muito útil para todas as idades, independente da prática ou não de atividades físicas.

Benefícios do Magnésio

Magnésio

Existem diversos benefícios que adquirimos quando passamos a utilizar a suplementação do magnésio, e não envolvendo apenas melhora na saúde, mas também podendo gerar mais qualidade de vida após a sua ingestão, sendo que alguns dos que podemos mencionar, são:

  • Melhora na qualidade do sono por regular a produção de melatonina, sendo indicado para os que sofrem de insônia ou para aqueles que sempre tem a sensação de que teve uma péssima noite na cama. Com a regulação desse hormônio, passamos a ter um descanso de qualidade e mais longo.
  • Prevenção da osteoporose e auxílio na saúde óssea, sendo importante em duas fases de nossas vidas: no decorrer da adolescência, quando estamos em crescimento, e na velhice, quando ocorre o desgaste ósseo, gerando fragilidade dos ossos.
  • Com sua utilização, evitamos problemas desenvolvidos em toda a vida nesse quesito, tendo ossos mais fortes e saudáveis.
  • Regulação dos níveis de açúcar e controle da diabetes, ajustando a reação da insulina ao níveis de açúcar no sangue. Quando consumimos esse mineral, temos mais controle para manter os níveis sob controle constante.
  • Regulação dos batimentos cardíacos, evitando problemas cardíacos e protegendo o coração do estresse muscular, contribuindo para a regulação da pressão arterial e auxiliando hipertensos.
  • Se você possui TPMs fortes, enxaquecas, cólicas e sofre muito com a ansiedade e o estresse, o magnésio gera alívio em diversos sintomas de problemas do nosso dia a dia, gerando mais qualidade de vida, já que evita nosso desgaste com esses pequenos problemas.
  • Não poderíamos deixar de falar da sua importância no ganho de massa muscular, já que ele é um importante para a síntese de ATP, responsável pela produção de energia.

Como podemos perceber, o Magnésio é de extrema importância para o desenvolvimento de uma vida saudável para todas as pessoas, sendo importante cuidar para ter uma alimentação saudável e suprimindo as demais necessidades com o seu consumo em cápsulas.