Exercícios físicos

Devo ou não alongar antes do treino? Alongamento atrapalha na hipertrofia?

Alongar antes do treino
Antes de ler esse artigo, tenho uma pergunta para você: Você tem interesse em demorar muito mais na cama? Quer saber o segredo dos atores pornô e deixar sua mulher LOUCA DE TESÃO? Clique aqui e assista ao vídeo.

Sabe aqueles assuntos tabus que sempre que alguém vai falar sobre podem até acabar gerando briga? Na musculação, o alongamento é quase esse tipo de assunto, pois muitas pessoas concordam sobre a sua prática e outras acham desnecessária, acreditando até que ela possa prejudicar o desenvolvimento. Para tirar qualquer dúvida sobre a sua prática, hoje vamos ver alguns dos estudos que mostram sobre os resultados da prática do alongamento no corpo, para você escolher o que considera melhor para o seu.

O objetivo básico do alongamento antes dos exercícios é aumentar a flexibilidade e evitar lesões que possam ocorrer no decorrer dos treinos, mas não existem estudos e provas concretas que possam demonstrar que essa prática seja positiva ou negativa para o corpo. Por isso, vemos tantas pessoas com opiniões diversas a respeito da sua inserção nos treinos.

Objetivo do alongamento

No alongamento, esticamos as fibras musculares para adquirir maior elasticidade e amplitude, exigindo controle do fuso muscular, que é um receptor sensorial proprioceptivo que controla o ponto máximo de tensão, mas não sendo utilizado apenas nesse momento, e sim sendo importante todo o tempo para poder encontrar os pontos de segurança do corpo para evitar lesões.

Desse modo, quando estamos nos alongando, forçamos esse fuso muscular, que estica as fibras com a intenção de relaxá-las ou prepará-las para o esforço da musculação da hipertrofia. Mas essa ação acaba gerando apenas mais estresse nos músculos, o que pode, no final, ser o causador das lesões e o vilão do seu desempenho.

O alongamento atrapalha

Alongar antes do treino

Tendo em vista o estresse que você gera quando está se alongando, o recomendado é que você não pratique o alongamento se a única intenção é prevenir as lesões, pois ele não consegue exercer essa função, além de não diminuir as dores pós-treino, não dar mais força e velocidade, e também não auxiliar na recuperação muscular.

Ou seja, tudo o que sempre falam para você dos motivos para iniciar os treinos com um alongamento é apenas suposições sem fundamentos, que acabam não auxiliando em nada, podendo prejudicar em grande parte dos casos.

Então, nunca devo me alongar?

Não exatamente. O alongamento possui sim os seus benefícios, que não devem ser deixados de lado, pois ele pode melhorar a amplitude dos movimentos e, também, fortalecer os músculos para ganhar elasticidade. Apenas o horário para sua execução que deve ser modificado e adaptado para não estragar os seus resultados de hipertrofia.

Existem dois modos fáceis de inserir os alongamentos, que são: muitas horas depois do seu treino, quando já tirou um pouco da tensão adquirida nas séries de hipertrofia, ou em dias em que não realizará o treino, fazendo com que nesses dias você ainda continue ativo, mas com um exercício um pouco mais suave e que potencializará seu desempenho conforme for sendo praticado.

E o que fazer antes do treino?

Para obter melhores resultados, você precisa aquecer o seu corpo para que o sangue corra mais rápido. Isso fará com que a hipertrofia tenha melhores resultados e seus treinos sejam mais satisfatórios.

Para isso, você pode iniciar os seus treinos com um aquecimento rápido de corrida na esteira ou na bicicleta, sendo o modo mais prático.

Outro meio é por meio de um termo que se chama alongamento dinâmico, que, diferente do tradicional, onde nosso objetivo é forçar uma posição, no dinâmico fazemos movimentos rápidos para melhorar a circulação do sangue.

Os movimentos podem ser simples, como girar os braços, se agachar e, quando subir, dar um pulo ou usar uma barra com peso bem menor do que o que você utiliza fazendo movimentos rápidos.

Além de melhorar a circulação, com o alongamento dinâmico, você já prepara os músculos para a sua série, evitando lesões e melhorando o seu desenvolvimento.