Nutrição Saúde

Saw Palmetto: saiba como a planta pode combater problemas na próstata

Antes de ler esse artigo, tenho uma pergunta para você: Você tem interesse em demorar muito mais na cama? Quer saber o segredo dos atores pornô e deixar sua mulher LOUCA DE TESÃO? Clique aqui e assista ao vídeo.

As plantas medicinais já fazem parte há vários séculos da medicina popular. Algumas são utilizadas desde a antiguidade para curar e tratar diversos males à saúde humana e outros estão tendo os seus efeitos e benefícios descobertos pela ciência mais recentemente, com total comprovação de sua eficácia fitoterápica.

Uma delas é a Saw Palmetto, que vamos falar no artigo de hoje, e que traz benefícios em especial para a saúde masculina. Esta poderosa planta pode ajudar a tratar ou prevenir diversas doenças que acometem os homens, principalmente àquelas relacionadas à próstata, como HPB (aumento da próstata), prostatite (inflamação da próstata) e até mesmo para inibir o temido câncer que atinge essa região.

Antes, a erva já era utilizada por nossos antepassados para tratar distúrbios do trato urinário, o que continua sendo uma de suas funções mais importantes, já que este se inclui entre os sintomas mais comuns nas doenças masculinas citadas anteriormente.

No entanto, os seus benefícios não param por aí. Além de fazer muito bem ao corpo dos homens em geral, a Saw Palmetto pode ser usada também para tratar malefícios como impotência sexual, ejaculação precoce, além de evitar a queda de cabelo (calvície) e problemas na pele, como eczemas.

Quer saber mais sobre os benefícios da Saw Palmetto para a sua saúde? Então, continue lendo esse post até o final e conheça tudo sobre os efeitos da planta no corpo masculino.

O que é e para que serve a Saw Palmetto?

Como você já leu nos parágrafos acima, a Saw Palmetto (Serenoa repens), também conhecida como sabal, sabal-palmetto, palmito-sabal ou sabal-mexicana, é uma planta medicinal da família das pequenas palmeiras oriunda das regiões do Texas, Flórida e Carolina do Sul, nos Estados, sendo considerada nativa da América do Norte.

Suas principais características são hastes espinhosas e serreadas que descaem da base cada uma de suas folhas. No entanto, os seus benefícios vêm mesmo de suas frutas de cor preto-azuladas, bem semelhantes às amoras que conhecemos.

Apesar de ser utilizada para outros fins por nossos antepassados, como para tratar problemas no trato urinário e digestivo ou como tônico geral, hoje a planta medicinal tem sido indicada por médicos e especialistas de vários países para tratar doenças que atingem a próstata.

Dentre eles estão a hiperplasia prostática benigna (HPB), que nada mais é do que o aumento da próstata que atinge mais da metade dos homens com mais de 50 anos de idade; a prostatite, a famosa inflamação da próstata; além de prevenir o câncer que acomete essa região (benefício ainda em estudo pela medicina).

O poder da Saw Palmetto se deve aos inúmeros nutrientes presentes em sua composição, como ácidos graxos, resina, carotenos, esteroides, taninos, ácido oleico, flavonoides e polissacarídeos, entre outros, que são capazes de oferecer ao corpo propriedades anti-inflamatórias, antiestrogênicas, antisseborreicas, diuréticas, antiedematosas, etc.

O resultado é a amenização dos sintomas das doenças masculinas que atingem a próstata. No caso do HPB, ao fazer o tratamento contínuo com a planta, é possível aliviar os sintomas de micção frequente (que acontecem especialmente no período da noite), fluxo urinário fraco, dores na micção, impotência sexual e dificuldades para esvaziar a bexiga completamente.

Além disso, graças ao seu poder de alterar os níveis dos hormônios que causam a multiplicação das células prostáticas (como a enzima 5 alfa-redutase, que converte a testosterona em dehidrotestosterona), a Saw Palmetto também pode ajudar a eliminar a inflamação e inchaços nos tecidos da região e evitar o aumento da próstata.

Leia também: Como aumentar a testosterona? Confira 13 dicas essenciais

Por este motivo, inclusive, a planta é recomendada por vários médicos de outros países como substituta do principal medicamento prescrito para tratar problemas na próstata, a finasterida. Além de trazer melhores resultados no tratamento dessas doenças, a Saw Palmetto ainda leva menos tempo para fazer efeito no organismo.

Enquanto a finasterida demora seis meses para se tornar eficaz, a erva leva apenas 30 dias para amenizar os incômodos sintomas na próstata. Daí, a sua importância para a saúde masculina.

Fora os benefícios específicos para a próstata, a Saw Palmetto também pode atuar em outras funções no corpo humano em geral, como no tratamento de eczemas na pele, a queda de cabelo (calvície), tosses, asma, entre outras. A seguir, você vai conhecer detalhadamente quais são os principais benefícios da planta para a saúde.

Benefícios

Ao iniciar o tratamento com a Saw Palmetto, você pode obter os seguintes benefícios à saúde:

  • Trata e previne tumores benignos na próstata;
  • Trata e previne a prostatite (inflamação da próstata);
  • Evita problemas no trato urinário e genital (rupturas, inflamações ou entupimento das vias);
  • Combate a impotência sexual;
  • Ajuda no tratamento e prevenção da ejaculação precoce;
  • Combate a Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), que é o aumento da próstata;
  • Alivia os casos de micção noturna frequente;
  • Trata a queda de cabelo e calvície;
  • Combate as eczemas na pele;
  • Previne e trata resfriados, gripes, bronquites e asmas;
  • Combate dores de cabeça;
  • Evita e auxilia no alívio das dores de cabeça;
  • Elimina problemas de fertilidade ou libido.

Como usar?

Para usar a Saw Palmetto e se beneficiar de todos os seus efeitos positivos no corpo, você pode encontrá-la em forma de , cápsulas ou loção, o que vai depender do problema que pretende tratar ou prevenir.

Se você optar pelas cápsulas, o modo correto de tomar é de uma ou duas no café da manhã ou no jantar. Já no caso do pó da planta, a recomendação é tomar uma colher (chá) dissolvida em um copo de água duas vezes ao dia.

Por último, você pode comprar uma loção feita à base da Saw Palmetto para tratar a queda de cabelo ou as eczemas na pele. Neste caso, basta aplicar um pouco do produto nas áreas afetadas pela queda de cabelo (ou calvície) ou sobre as eczemas e fazer uma breve massagem, com movimentos circulares e firmes, durante dois ou três minutos.

Efeitos colaterais

A Saw Palmetto possui efeitos colaterais raros. No entanto, já se tem registros de relatos de distúrbios gástricos, diarreia, constipação, dores de cabeça, distúrbios da libido nas mulheres, hipertensão, disfunção erétil nos homens, dores de estômago, náuseas, vômitos, urticária e alterações no paladar (gosto amargo).

Por isso, por mais que sejam naturais, os produtos à base da planta devem ser consumidos ou aplicados da forma correta, conforme a dosagem ou modo de uso que mostramos anteriormente.

Contraindicações

O uso da Saw Palmetto é contraindicado para mulheres grávidas, lactantes, pessoas que fazem reposição hormonal ou qualquer outro tratamento à base de hormônios, que tenham passado por cirurgias recentemente (por conta de sua ação anticoagulante) ou pessoas com hipersensibilidade à planta.

Mesmo as pessoas que se encaixam fora destes grupos devem consultar um médico antes de iniciar o tratamento com produtos ou medicamentos à base da planta medicinal.

Também está proibida a automedicação em casos de suspeitas de Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) ou câncer de próstata. Apenas um especialista poderá fazer o diagnóstico correto e preciso e prescrever o tratamento com a erva.

Onde comprar?

Os produtos à base de Saw Palmetto (pó, cápsulas ou loção) podem ser encontrados em lojas ou feiras de produtos naturais, inclusive na internet. Lembre-se de sempre verificar a procedência e licença de venda e distribuição destes pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).