Nutrição Sexualidade

Maca peruana: saiba tudo sobre esse poderoso “viagra natural”

Desde a antiguidade, várias plantas medicinais têm sido usadas pelos nossos antepassados como remédios eficientes para curar e prevenir males à saúde. Por isso, algumas espécies que antes tinham o seu uso restrito ao local de origem passaram a ser difundidas entre a população mundial e estudadas pela ciência como formas alternativas e naturais aos produtos da indústria farmacêutica, como é o caso da maca peruana, assunto do nosso artigo de hoje.

A maca peruana – ou Lepidium Meyenii, seu nome científico – é uma planta originária da Cordilheira dos Andes, região central do Peru, muito venerada há milhares de anos pelos nativos andinos não só como alimento, mas como uma erva medicinal com poder de tratar e curar males à saúde, além de seu efeito afrodisíaco e aumento da fertilidade.

O ginseng peruano ou maca andina, como ela também conhecida, é rica em vitaminas, minerais, vitaminas, proteínas e fibras e teve os seus efeitos comprovados atualmente pela ciência, que aprovam o seu uso como inibidora do apetite, ideal para quem quer emagrecer, e como potencializadora da libido, tanto em homens quanto em mulheres.

Em especial no caso do público masculino, a maca peruana pode ajudar a aumentar a testosterona, essencial para o desenvolvimento muscular e aumento do desejo sexual. Quer saber mais sobre os benefícios da maca peruana para a saúde? Então, continue lendo esse post até o final e conheça tudo sobre essa poderosa planta! Vamos lá?

O que é e para que serve a maca peruana?

maca-peruana-aumenta-libido

A maca peruana é uma planta crucífera da família dos tubérculos, como repolho, nabo, couve e mostarda. De cor bege amarelada, formato semelhante ao de um rabanete e gosto suave e agradável ao paladar, a planta é uma excelente fonte de minerais, como ferro, cálcio e zinco, e vitaminas A, C, D, E, do complexo B, entre outros nutrientes essenciais à saúde humana, como carboidratos, fibras, proteínas, fitoesterois, ácidos graxos, que trazem inúmeros benefícios à saúde.

Cultivada há mais de três mil anos pelos povos andinos, antigamente a maca peruana era disponível apenas para a classe de elite dos Incas e dada como recompensa aos guerreiros, como uma forma de aumentar a fertilidade, o desejo sexual, vitalidade e clareza mental.

Posteriormente, em algumas pesquisas científicas aprofundadas, estudiosos comprovaram os seus efeitos positivos no corpo humano. Em 2002, um estudo mostrou que a planta medicinal possui atividades antioxidantes, que ajudam a combater vários tipos de espécies reativas de oxigênio, além de ajudar no controle hormonal, já que contém entre os seus compostos substâncias que estimulam a produção adequada de hormônios, exercendo uma função adaptógena.

Quais são os seus benefícios?

Maca Peruana Infográfico: 13 benefícios para a saúde

Apesar dos poucos estudos acerca dos benefícios da maca peruana para a saúde humana, alguns especialistas encontraram evidências de que alguns efeitos identificados pelo uso tradicional popular realmente existem e podem ser obtidos com o consumo correto da planta medicinal no dia a dia. Veja, a seguir, quais são os benefícios que datam de milhares e que podem ser úteis para a sua saúde:

1 – Aumenta o desejo sexual

maca-peruana-como-tomar

Este é, talvez, um dos maiores benefícios da maca peruana para a saúde. Devido ao seu poder afrodisíaco, a planta pode ajudar a aumentar o desejo sexual tanto em mulheres quanto em homens. Inclusive, um estudo da Universidad Peruana Cayetano Heredia, no Peru, testou os efeitos da maca peruana em homens com idades entre 24 e 44 anos de idade durante quatro meses.

A pesquisa apontou que ingestão regular do alimento aumentou a libido e reduziu os níveis de estresse e ansiedade dos indivíduos. Tais efeitos estariam ligados, de acordo com estudiosos, à ação da maca peruana no hipotálamo e nas glândulas suprarrenais, que trazem efeitos estimulantes ao organismo.

2 – Estimula a fertilidade

Ainda de acordo com o mesmo estudo, há evidências de que a maca peruana pode aumentar a quantidade de sêmen, de espermatozoides e na motilidade espermática, quando ingerida de forma contínua e adequada no dia a dia.  Da mesma forma, a planta também pode aumentar a fertilidade em mulheres.

3 – Ajuda a emagrecer

maca-peruana-emagrece

Este também é um dos benefícios que torna a maca peruana tão procurada nos últimos tempos, tanto por homens quanto por mulheres. Apesar de muita gente achar que os carboidratos são os vilões do emagrecimento, eles são essenciais para aumentar a energia para o dia a dia e para as atividades físicas e, por isso, não devem faltar na dieta.

Neste caso, por ser composta por 59% de carboidratos, a planta pode ajudar a fornecer a energia que o corpo precisa para emagrecer com saúde e, ainda, por conter grande fonte de fibras entre os seus compostos, ela também pode aumentar a sensação de saciedade no organismo, inibindo a fome fora de hora.

4 – Fornece energia ao corpo

Como falamos nos parágrafos anteriores, por conter uma boa quantidade de carboidratos complexos, que são essenciais para fornecer energia ao corpo, e também de vitaminas do complexo B, capazes de participar das reações bioquímicas que levam à produção de energia pelo organismo, a maca peruana pode ser ideal para melhorar a performance esportiva no caso de quem treina ou faz exercícios físicos na academia.

5 – Combate a diabetes

PantherMedia 906049

Como se não bastasse todos esses benefícios, a maca peruana também pode ajudar a prevenir o desenvolvimento da diabetes. Isso porque a planta reduz a velocidade da absorção da glicose pelo corpo, por conta da alta quantidade de fibras presentes em sua composição, e, ainda, inibe a ação de enzima responsável pelo processo de digestão, que evita a liberação de maiores quantidades de insulina de uma só vez, principal fator que acarreta a doença.

6 – Fortalece o coração

Por conter Ômega 3 em sua composição, que possui efeito dilatador e ajuda a controlar o colesterol, a maca peruana também pode ajudar de forma significativa na proteção e fortalecimento do coração, reduzindo o colesterol ruim (LDL) e aumentando os níveis do bom colesterol (HDL). Além disso, graças aos aminoácidos que a planta possui, é possível controlar as gorduras no sangue e combater a hipertensão.

7 – Previne e trata a anemia

Com uma grande quantidade de ferro em sua composição, a maca peruana também pode auxiliar na prevenção e tratamento da anemia, que ocorre justamente pela deficiência desse importante mineral na alimentação. A recomendação é ingerir de 11 mg a 8 mg de ferro para homens e de 15 mg a 18 mg para mulheres. Na planta, é possível consumir 16,6 mg do mineral para cada 100 gramas de alimento.

8 – Controla os hormônios

medium shot of a fit male bodybuilder as he flexes his muscles

A maca peruana é ideal para controlar a produção hormonal no organismo, já que atua diretamente no hipotálamo e na glândula pituitária, que são considerados os “centros” de controle do sistema endócrino no nosso corpo. No caso dos homens, a maca peruana pode aumentar a testosterona, essencial para a saúde masculina, tanto no que diz respeito ao desenvolvimento muscular quanto ao aumento do desejo sexual.

9 – Combate a osteoporose

Depois do período de menopausa, essa passa a ser uma das maiores preocupações das mulheres, já que os níveis de estrógeno (hormônio que protege os ossos) diminuem no organismo. Por ser rica em cálcio (contendo cerca de 150 mg do mineral para cada 100 gramas de alimento), a maca peruana pode ajudar prevenir a doença, fortalecendo a saúde óssea.

10 – Alivia os sintomas da menopausa

Por ser uma ótima controladora dos níveis de hormônios no organismo, a maca peruana também pode ajudar a aliviar os incômodos sintomas da menopausa nas mulheres, como, por exemplo, as ondas de calor, diminuição da fadiga e prevenção da desidratação da pele.

11 – Melhora o humor

A maca peruana possui propriedades calmantes e antioxidantes, que ajudam na estabilização do humor, amenizando quadros de estresse, ansiedade e depressão, por exemplo.

12 – Melhora a saúde mental

maca-peruana-melhora-saude-mental

Dentre os maiores benefícios da maca peruana estão o seu poder de oferecer maior clareza mental a homens e mulheres. Ao fazer suplementação com a planta, as pessoas podem sentir uma melhora no raciocínio, clareza de pensamento e foco, ideais para manter a rotina do dia a dia mais saudável.

13 – Evita problemas na pele

Para quem gosta de se cuidar, a maca peruana também é ideal para melhorar a saúde da pele, combatendo problemas como acnes, cravos, manchas, além de diminuir a sensibilidade e aumentar a tolerância da derma à temperaturas muito altas ou muito baixas.

Modos de uso da maca peruana

maca-peruana-para-que-serve

A maca peruana pode ser consumida em forma de farinha ou cápsula. A dosagem diária recomendada é de 500 mg a 1200 mg. Se você for consumir a planta em farinha, a dica é ingerir 2 colheres (sopa) ao dia. Neste caso, você pode misturá-las a sucos, frutas, vitaminas, bebidas, saladas, sopas, café, pratos quentes, entre outras opções.

Já quem optar pelas cápsulas, deve tomar duas delas 30 minutos antes do almoço e mais outras duas 30 minutos antes do jantar. É muito importante que você beba bastante água enquanto estiver usando a maca peruana para que a planta possa trazer maiores efeitos.

Onde comprar?

A maca peruana pode ser encontrada em forma de farinha ou cápsulas, como falamos acima, em lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação. Inclusive, para quem prefere mais praticidade, compra da suplementação da planta também pode ser feita pela internet.

Antes de comprar a maca peruana, é preciso consultar um médico ou nutricionista para avaliar a sua situação. Além disso, antes de finalizar o pagamento, é necessário verificar se o produto que você comprou possui registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para evitar o consumo de fórmulas falsificadas que possam fazer mal à sua saúde.

Preço

O preço médio da versão em farinha da maca peruana, com 1 kg, é de R$ 20. Já no caso das cápsulas, valor aproximado é de R$ 60, dependendo da marca e quantidade que vem na embalagem.

Efeitos colaterais

maca-peruana-efeitos-colaterais

Por ser altamente benéfica à saúde, se tomada em quantidades adequadas, a maca peruana não deve trazer nenhum efeito colateral indesejado nas pessoas que fazem uso da suplementação.

No entanto, se houver consumo exagerado, podem surgir sintomas como distúrbios da tireoide (devido à grande quantidade de iodo em sua fórmula), alergias, problemas relacionados ao aumento da testosterona (crescimento de pelos faciais, engrossamento da voz, alterações na forma do corpo, resistência à insulina, calvície masculina, câncer de mama, útero ou testículos e alterações de humor), problemas na pele, problemas menstruais, diminuição do desejo sexual, náuseas, dores de estômago, dores de cabeça, aumento da frequência cardíaca, azia, insônia e até ganho de peso.

Contraindicações

Apesar de ser altamente benéfica para a saúde, a maca peruana não é indicada para mulheres grávidas, lactantes, pessoas com hormônios sensíveis, como pacientes com câncer de mama, de útero ou de ovários, endometriose, fibrose uterina ou pessoas afetadas pela exposição a estrogênios.