Nutrição

Conheça os benefícios do abacate para ganhar massa muscular

O abacate é um alimento que por muito tempo foi culpado por engordar, ter muita gordura e não fazer bem para a saúde. Felizmente, cada vez mais pessoas sabem do seu benefício para a saúde, contribuindo para o ganho de massa muscular e auxiliando pessoas que desejam emagrecer. Isso mesmo! Ao contrário do que você ouviu sua vida toda, não é ele que irá prejudicar sua dieta e, em vez disso, o abacate é altamente recomendado para esses casos e possui diversos benefícios para o corpo.

Esse alimento possui sim realmente muita gordura e é bem calórico, mas as suas gorduras possuem uma ótima qualidade, diminuindo a vontade de comer fora de horário e a vontade de comer doces.

Um dos maiores problemas é que, durante toda a nossa vida, fomos condicionados a acreditar que a gordura é um dos grande problemas na alimentação e responsável por engordar e trazer diversos outros malefícios, mas não é bem assim que funciona.

Na verdade, nós precisamos ingerir gordura para o funcionamento correto do corpo, principalmente se desejamos desenvolver massa muscular. A única coisa que precisamos nos ater é para a qualidade da gordura que estamos consumindo.

Alguns alimentos, principalmente os industrializados, possuem gorduras prejudiciais ao corpo, que geram inflamações e trazem diversos malefícios, não apenas o prejudicando, mas também lhe engordando, o que é bem diferente com o consumo desse produto natural, pois a sua gordura é monoinsaturada, trazendo diversos benefícios para o corpo e grande saciedade após o seu consumo.

Propriedades do abacate

Metade de um abacate costuma ter, em média, 160 calorias, mas nem sempre são elas que engordam. Apesar de ela possuir esse baixo nível, precisamos também ver o carboidrato, que está presente em uma quantidade de 9 gramas, um valor alto para quem deseja emagrecer. Só que não podemos deixar de contar as suas fibras, que são de 7 gramas por metade de seu produto. Ou seja, quando analisamos os carboidratos líquidos, que serão realmente utilizados pelo corpo, temos apenas 2 gramas que são disponibilizados em metade do abacate.

Mas aí, chegamos na gordura desse alimento, que gira em torno de 15 gramas pela sua metade, o que realmente é bem alto. No entanto, a gordura é um importante controlador de insulina no sangue. Enquanto o carboidrato estimula sua produção, a gordura a diminui, sendo um ótimo alimento para ser consumido pelos diabéticos e, como mantém a saciedade por muito mais tempo, também auxilia no processo de emagrecimento.

Se você come bananas para evitar câimbras e, por causa da sua quantidade de potássio, saiba que o abacate possui 3 vezes mais do mineral em sua composição, além de contar com um bom valor de outros nutrientes essenciais para uma vida saudável, como cálcio, vitamina C, fósforo, manganês, magnésio, lipídios, ferro, cobre, zinco, vitamina E e vitamina A.

Fonte de ômega 6, ômega 9 e ômega 7, o abacate controla o colesterol, evita problemas cardíacos e, ainda, funciona como um anti-inflamatório, com ações anti-envelhecimento, e consegue controlar o estresse, diminuindo os níveis de cortisol que podem afetar no ganho de massa magra, quando estão elevados por inibir a queima de gordura.

O abacate e a massa muscular

Devido à sua grande disponibilidade de potássio, o abacate contribui para a recuperação dos músculos nos pós-treinos, diminuindo as dores e fadigas, além de tornar o processo mais rápido.

Além disso, ele é rico em ácido fólico, que contribui para que os níveis de testosterona aumentem, hormônio responsável pelo desenvolvimento da massa magra, e também auxilia na formação do tecido muscular.

Mas os benefícios não param apenas para melhorar o seu desempenho nos treinos. Ele ainda pode ser bom para os cabelos, evitando a calvície e diminuir as chances de desenvolver acnes, comuns de acontecer com a suplementação, devido ao seu poder de desintoxicação, que traz diversos benefícios para todo o corpo.