Nutrição Saúde Suplementação

O que é e para que serve o 5-HTP? Descubra como funciona aqui

Você sabia que saber que está acima do peso, se sentir para baixo e acabar comendo mais pode, na verdade, ser um problema hormonal do seu corpo, ao invés de apenas falta de controle e vontade realmente de emagrecer?

O que acontece é que, quando percebemos que estamos acima do peso, ficamos tristes e, com isso, o corpo produz menos serotonina, um hormônio responsável pela felicidade, sono e apetite. Quando ele falta, você sente muita vontade de comer e pode sentir muito ou falta de sono, dependendo do caso, sendo um ciclo vicioso esse processo e, muitas vezes, sem você saber que é um problema muito fácil de resolver.

A solução para sairmos dessa solução é com um aminoácido essencial para o nosso corpo que pode ser encontrado em alguns alimentos, mas que, nesse caso, precisamos suplementar: o 5-HTP.

5-HTP é uma substância obtida pelo corpo a partir do triptofano, que converte essa substância em serotonina (produzido já pelo próprio corpo), que é um neurotransmissor responsável pelo controle do apetite e controle do sono. Quando essa substância encontra-se baixa no corpo, aumentamos as chances de desenvolver doenças, como depressão, enxaquecas e ansiedade.

Para que serve o 5-HTP?

 

Além da serotonina, o 5-HTP também consegue ser um precursor de melatonina, um importante neurotransmissor importante para regular o sono.

Geralmente, a maior parte das pessoas acaba tomando esse suplemento como auxílio para perda de peso, mas ele não serve apenas para isso, tendo diversos benefícios para o corpo.

Para quem acredita que tomando esse suplemento emagrecerá, não é exatamente assim que ele funciona. Ele pode controlar o seu apetite e diminuir a ansiedade, que pode ser um dos motivos que pode estar levando você a comer a mais por compulsão, mas não queimando gorduras ou qualquer efeito diurético.

O uso do 5-HTP também podem ser útil para melhorar a disposição e humor das pessoas, auxiliando no tratamento de depressões leves. Vamos ver alguns dos benefícios desse suplemento:

Insônia

O uso do 5-HTP permite que pessoas que sofrem de insônia consigam pegar no sono mais facilmente e melhorando a qualidade desse sono, tornando-o mais profundo e prolongado. O sono é um ótimo remédio que temos para o nosso corpo para regular todos os nutrientes, energias e o funcionamento do nosso organismo.

Perda de peso e controle do apetite

Existem diversos motivos que podem contribuir para que alguém não consiga perder peso com facilidade, sendo o desequilíbrio hormonal da serotonina um dos causadores dessa estagnação no peso.

Estudos comprovam que, quando consumimos 5-HTP, nos sentimos saciados mais rapidamente e por muito mais tempo do que quando não a consumimos, reduzindo aquele impulso e compulsão por continuar comendo mesmo quando já estamos satisfeitos. Ou seja, ao suplementarmos com o 5-HTP, acabamos diminuindo a ingestão de calorias após o início do seu uso.

Porém, o 5-HTP não funciona como milagre! Os seus resultados acabam sendo bem discretos e é necessária a prática de exercícios e, também, de dieta para contribuir com melhores resultados dos benefícios que esse suplemento pode proporcionar, funcionando melhor como um auxiliar nesse processo de emagrecimento.

Veja também: Como perder gordura abdominal? Confira dicas para secar de vez

Estresse, ansiedade e depressão

Os resultados do 5-HTP com o controle de hormônios relacionados ao bom humor e qualidade de vida ainda não são conclusivos e, por isso, ainda são realizados testes para avaliar se ele possui realmente as qualidades necessárias para tratamento desses sintomas, quando leves, por uma pessoa.

Por regular a serotonina no corpo, testes iniciais já mostram que esse suplemento é sim capaz de melhorar a qualidade de vida, auxiliando para casos iniciais ou prevenindo a síndrome do pânico e perturbações relacionadas ao sono, como dificuldade de dormir ou terror noturno, ganhando mais qualidade no sono.

A serotonina também está completamente ligada com o humor. Por isso, o suplemento pode ser um excelente auxílio e complemento para o tratamento de depressão em estágios leves e moderados.

O 5-HTP possui efeitos colaterais e contraindicações?

Apesar de ser um aminoácido essencial para o bem-estar, o 5-HTP precisa ser tomado com cuidado, pois ele pode gerar diversos problemas para a saúde. Alguns dos mais importantes que podemos mencionar são:

  • Alergia com coceira, erupção cutânea e falta de ar;
  • Fadiga;
  • Vômito;
  • Diarreia;
  • Sonolência;
  • Problemas musculares.

Além disso, qualquer doença que você tiver, se passou por cirurgias e se já toma qualquer outro tipo de remédio em sua rotina, é necessário consultar o seu médico para verificação da possibilidade de sua utilização, pois existem diversas doenças que não podem ser conciliadas com esse suplemento por poderem agravar o quadro e causar problemas mais sérios.

Mesmo que você não tenha qualquer problema de saúde, o melhor é sempre consultar um profissional antes de iniciar a ingestão de qualquer suplemento, pois apenas ele saberá o que e quanto tomar de cada coisa necessária para que seu organismo funcione do melhor modo possível e lhe traga apenas benefícios.

Leave a Comment