Saúde Suplementação

Silimarina: conheça os seus benefícios para a saúde

Antes de ler esse artigo, tenho uma pergunta para você: Você tem interesse em demorar muito mais na cama? Quer saber o segredo dos atores pornô e deixar sua mulher LOUCA DE TESÃO? Clique aqui e assista ao vídeo.

Os tratamentos naturais estão cada dia mais em alta por conta do maior interesse das pessoas em cuidar da saúde e do corpo. Sendo assim, as plantas medicinais ganharam grande espaço na rotina de muita gente que busca levar uma vida mais saudável, sem já que não trazem muitos efeitos colaterais ou reações adversas como aquelas causadas pelos produtos da indústria farmacêutica e cosmética.

Dentre as espécies que tiveram os seus benefícios descobertos pela ciência está a silimarina, assunto do nosso artigo de hoje. Também conhecida como Cardo Mariano ou Cardo de Leite, a planta medicinal tem sido muito procurada e utilizada recentemente em forma de suplementos nutricionais e chás para tratar e prevenir problemas no fígado, mais especificamente hepatite, cirrose, entre outros, bem como outros males que atingem o corpo humano.

Veja também – Conheça os malefícios e efeitos colaterais dos anabolizantes

Se você já ouviu falar dos efeitos que a silimarina pode trazer à saúde, continue lendo esse artigo até o final e conheça tudo sobre a planta medicinal e como os suplementos à base dela podem te ajudar a levar uma vida mais saudável. Vamos lá?

O que é a silimarina e para que serve?

silimarina-para-que-serve

A silimarina (silibina, silidianina ou silicristina) nada mais é do que um composto extraído da erva Cardo Mariano (Caardus marianus), proveniente da Ásia e da Europa e da família das margaridas, girassol e da ambrósia americana. A silimarina é encontrada principalmente nos suas sementes, frutos e sementes.

Nos últimos tempos, ela tem sido utilizada em forma de suplementos e chás depois que os seus benefícios medicinais e nutricionais à saúde humana, principalmente no que diz respeito à cura e prevenção de distúrbios hepáticos. Dentre os mais conhecidos estão o combate à cirrose, hepatite, problemas na vesícula biliar, icterícia (coloração amarela nas secreções orgânicas e tecidos musculares), entre outros.

Veja também – Suplementos pré treino: quais são os melhores?

Ainda, algumas pesquisas também mostrado que, além destes benefícios, também é possível prevenir doenças cardíacas, controle da diabetes tipo 2 e melhorar os níveis de colesterol no sangue. Os efeitos positivos da planta medicinal no organismo se devem ao fato de ela conter entre os seus compostos propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Na prática, por ser rica em flavonoides e vitamina E, a silimarina evita a peroxidação de lipídios da membrana celular e dos hepatócitos, regenerando esses últimos por meio da síntese de proteínas, além de diminuir o estresse oxidativo como um todo. Além disso, por impedir a ação dos radicais livres, a planta medicinal consegue proteger as nossas funções hepáticas de substâncias tóxicas, sendo considerada uma coadjuvante no tratamento de algumas doenças.

Como se não bastasse todos esses benefícios, ela também atua como estimulante do fluxo biliar, já possui propriedades antioxidantes e espasmolíticas e pode evitar a contração muscular, melhorando os casos de distúrbios digestivos e cefaleia.

Benefícios da silimarina

silimarina-onde-comprar

Como você já conseguiu notar nos parágrafos anteriores, a silimarina pode trazer inúmeros benefícios à saúde, principalmente quando o assunto é melhorar as funções hepáticas. Veja quais são os principais deles:

  • Melhora a digestão;
  • Protege o fígado de substâncias tóxicas;
  • Ajuda a tratar distúrbios gastrointestinais;
  • Auxilia no tratamento de doenças hepáticas;
  • Combate a cirrose;
  • Previne e trata problemas na vesícula biliar;
  • Trata inflamações no fígado;
  • Desintoxica o fígado;
  • Combate a icterícia (coloração amarela nas secreções orgânicas e tecidos musculares)
  • Previne e trata a hepatite;
  • Diminui as dores de cabeça.

Silimarina emagrece?

Não. Até o momento, não há registros de que a planta medicinal ajude no emagrecimento. Como você já sabe, a sua função principal é melhorar a saúde do fígado e combater os problemas que possam acometer o órgão. Porém, caso esteja em busca da perda de peso, a dica é procurar um médico ou nutricionista para orientar sobre o possível uso da planta como emagrecedora.

Como tomar?

Como falamos anteriormente, a silimarina pode ser encontrada em forma de suplementos ou até mesmo de chá. No caso de quem optar pela suplementação, as cápsulas devem ser ingeridas uma vez por dia, sempre depois do almoço. No entanto, essa dosagem pode variar, dependendo da recomendação do seu médico.

Para quem prefere obter os benefícios da planta em forma de chá, a recomendação é tomar 3 xícaras de silimarina por dia, sempre em temperatura bem quente. A duração do tratamento deve ser de 41 meses ininterruptos.

Veja também – Chás afrodisíacos: saiba como aumentar sua libido naturalmente

Vale lembrar que estas são recomendações gerais sobre como tomar silimarina. A dica é conversar com o seu médico para avaliar o seu caso em separado.

Efeitos colaterais

silimarina-como-tomar

Apesar de muito benéfica à saúde, as dosagens exageradas da silimarina podem causar alguns efeitos colaterais no começo do tratamento, como diarreias, inchaços na barriga, excesso de flatulência (gases), náuseas e irritação no estômago. Outros sintomas observados com o uso prolongado após o tempo estipulado (de 41 meses ininterruptos) pode causar aumento das secreções biliares e efeitos laxativos.

Contraindicações

Mesmo sendo um tratamento natural, o uso da silimarina não é indicado para todas as pessoas. Alérgicos aos compostos da planta, grávidas, lactantes, hipertensos, crianças, pacientes renais e pessoas com problemas gástricos não devem tomar a silimarina.

Onde comprar?

A silimarina pode ser encontrada em lojas de produtos naturais em forma de chá ou em farmácias em forma de suplementos com cápsulas ou drágeas. Entre os mais conhecidos nessa última categoria estão o Legalon, Eleparon e Silimalon.

Preço

O preço médio dos suplementos à base de silimarina varia entre R$ 20 e R$ 50. Porém, dependendo da forma como eles se apresentarem (drágeas ou cápsulas) e, ainda, da quantidade da embalagem do produto e local onde você comprar, esses valores podem sofrer alterações.