Nutrição Suplementação

Tribulus Terrestris: conheça os seus benefícios para a saúde

Há muitos anos, várias plantas medicinais têm sido utilizadas para melhorar a saúde, curando e tratando diversos males que acometem o nosso corpo. Com o passar do tempo, depois de muitas pesquisas e estudos científicos, algumas espécies tiveram os seus benefícios descobertos e logo se tornaram populares e difundidas em várias partes do mundo, passando a compor a rotina de muitas pessoas, como é o caso da Tribulus Terrestris, assunto do artigo de hoje.

Reconhecida por seus poderes no tratamento de problemas de disfunção erétil e falta de apetite sexual – sendo, por esta razão, chamada comumente de “Viagra natural” – a planta também tem sido usada atualmente por atletas, fisiculturistas e praticantes de atividades como fonte natural e eficiente de ganho de massa muscular, já que atua como uma precursora da testosterona, hormônio extremamente importante para a saúde masculina como um todo, inclusive para a construção muscular.

Leia também:

Seja em forma de chá, comprimidos, cápsulas, comprimidos ou suplementos, a Tribulus Terrestris tem ganhado fama por facilitar a hipertrofia muscular, além de oferecer vários outros benefícios à saúde, como o aumento da libido, maior duração das ereções, controle da pressão arterial, melhora da disposição física, entre outros.

Quer saber mais sobre essa poderosa planta e como tomá-la para obter os efeitos benéficos no corpo? Então, continue lendo esse post até o final e conheça tudo sobe a Tribulus Terrestris. Vamos lá?

O que é a Tribulus Terrestris?

tribulus-terrestris

A Tribulus Terrestris é uma erva daninha oriunda da Ásia, Europa e África conhecida, desde muito antigamente, por seus benefícios na melhora da saúde sexual, combatendo problemas como disfunção erétil e falta de desejo sexual. Atualmente, depois de vários estudos, foi descoberto que estes não são os únicos benefícios desta poderosa planta medicinal.

Além de também reduzir a pressão arterial e combater os triglicerídeos (principais responsáveis pelo desenvolvimento de doenças cardíacas), por ser uma precursora da testosterona no organismo, também favorece o ganho de massa muscular de forma eficiente. Por isso, depois da alta procura de atletas e praticantes de esportes, passaram a ser produzidos produtos, como suplementos, chás, comprimidos, cápsulas, extrato com o objetivo principal de potencializar o desenvolvimento muscular.

No entanto, ao consumir a Tribulus Terrestris, é possível se beneficiar também de seus demais efeitos, como melhorar a durabilidade das ereções, aumentar o interesse sexual, combater a pressão alta, aumentar a ferilidade, evitar doenças cardíacas, etc.

Como funciona?

A Tribulus Terrestris é capaz de desempenhar todas essas funções no organismo graças a uma substância presente em sua composição chamada protodioscina, que estimula a produção de outro ativo chamado óxido nítrico, que possui ação vasodilatadora do corpo humano.

Como a ereção é diretamente ligada à circulação sanguínea, esse composto pode ajudar a prolongá-la, reduzir a pressão arterial – já que inibe a maior produção da enzima angiotensina no sistema cardiovascular – e atuar como estimulante para o aumento do desejo sexual.

Além disso, o motivo que leva planta medicinal a ser tão procurada por praticantes de atividades físicas que desejam aumentar a massa muscular está relacionado ao fato de a protodioscina estimular o hormônio LH, localizado no testículo do homem, que favorece diretamente a produção de testosterona.

Como você já deve saber até aqui, a testosterona realmente é uma potencializadora do ganho de massa muscular, além de oferecer outros benefícios à saúde do homem, como a perda de gordura abdominal.

Benefícios da Tribulus Terrestris

tribulus-terrestris-ganho-de-massa-muscular

Confira, a seguir, quais são os alguns dos benefícios comprovados pela ciência desta poderosa planta medicinal:

  • Aumenta a libido;
  • Reduz a pressão arterial;
  • Prolonga as ereções;
  • Controla os triglicerídeos;
  • Melhora a resistência física;
  • Potencializa o ganho de massa muscular;
  • Aumenta a produção de testosterona;
  • Auxilia a espermatogênese (fator essencial para a melhora da fertilidade);
  • Melhora dores de cabeça;
  • Diminui o cansaço excessivo;
  • Melhora da densidade óssea e prevenção da osteoporose;
  • Melhora o humor e oferece sensação de bem-estar e auto-estima;
  • Aumenta a imunidade;
  • Alívio dos sintomas da menopausa (em mulheres);
  • Combate a calvície;
  • Fortalece os rins.

Como tomar?

tribulus-terrestris-como-tomar

Como falamos no decorrer desse artigo, a Tribulus Terrestris pode ser encontrada para consumo nas versões de suplementos, cápsulas, comprimidos, chás e extrato. Seja qual for a maneira que você escolher para tomar, a dosagem diária recomendada é de 250 mg à 750 mg. Neste caso, você pode dividir essa quantidade em três doses de 250 mg por dia, durante as principais refeições.

Apesar de se tratar de um produto natural, não se deve ingerir a Tribulus Terrestris por um tempo prolongado. A indicação é ciclar o consumo, ingerindo a planta durante quatro à seis semanas e, depois, fazer uma pausa com o mesmo período.

Efeitos colaterais

Mesmo sendo totalmente naturais, os produtos à base de Tribulus Terrestris não devem ser consumidos em excesso. É preciso respeitar sempre a dosagem diária recomendada, como mostramos acima, e seguir as orientações do seu médico ou nutricionista.

Alguns dos possíveis efeitos colaterais podem ser problemas digestivos (como distensão abdominal e gases), insônia, acnes, atrofia testicular, crescimento de mamas e infertilidade. Em mulheres, os sintomas indesejáveis variam entre aumento do clitóris, alterações no ciclo menstrual, aumento de pelos e infertilidade.

Contraindicações

Apesar de muito benéfica à saúde, a Tribulus Terrestris nunca deve ser consumida, em nenhuma das versões ou produtos disponíveis, por pessoas com qualquer tipo de câncer, gestantes, lactantes, crianças, mulheres com alterações na suprarrenal, problemas de hipertrofia no clitóris, queda de cabelos, pele oleosa, com excesso de pelo e síndromes de androginia, diabéticos, hipertensos e pessoas com problemas hormonais.

Onde comprar?

A Tribulus Terrestris pode ser encontrada em forma de suplementos, comprimidos, cápsulas, chá e extrato em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação ou comércios especializados em suplementos esportivos.

Inclusive, você também pode comprar produtos à base da planta em lojas virtuais, sempre cuidando para que o produto seja original e o vendedor autorizado.

Preço

O valor da Tribulus Terrestris no mercado vai depender da versão que você comprar, do vendedor e da quantidade que virá na embalagem do produto. Por exemplo, o preço médio de um pote com 60 cápsulas de 500 gramas da planta é de cerca de R$ 57 pela internet. Procure pesquisar bastante e verificar qual das versões mais oferece custo-benefício a você.