Suplementação

Suplementos para aumentar a testosterona: conheça os 5 melhores!

Suplementos para aumentar testosterona

A testosterona é o mais importante hormônio masculino. É produzida principalmente nos testículos e é responsável pelas caraterísticas físicas do homem que aparecem principalmente na puberdade, como desenvolvimento dos músculos, mudanças na voz, crescimento de pelos e barba, entre outros.

Bastante popular no meio esportivo por aumentar a força, o crescimento muscular e estimular a queima de gordura, a testosterona também está relacionada ao aumento do apetite sexual, melhora do humor, redução do colesterol ruim, aumento da energia e da capacidade mental.

No entanto, esse hormônio pode ter seus níveis reduzidos por hábitos nocivos à saúde como o sedentarismo, a má alimentação e o estresse, causando sintomas indesejáveis como falta de interesse sexual, cansaço, perda de memória, alterações de humor, ganho de peso, dificuldade de ganho muscular, insônia, ossos frágeis e poucos pelos no rosto e corpo.

Por isso, existem suplementos para aumentar a testosterona no organismo e manter os níveis desse hormônio no corpo a fim de evitar os problemas ocasionados pelo seu déficit, além de melhorar sua vida sexual e potencializar os treinos e ganhos na academia. Confira os 5 principais neste post.

1. ZMA: Aspartato de Monometionina de Zinco

O ZMA é um composto de zinco, magnésio e vitamina B6, nutrientes importantes para diversos processos do corpo, entre eles a produção de testosterona. É um ótimo suplemento para quem quer ganhar massa magra de forma rápida e consistente.

A vitamina B6 acelera o metabolismo e aumenta a energia corporal, melhorando o desempenho em atividades físicas. O magnésio participa da produção de óxido nítrico, que melhora a oferta de sangue aos tecidos e, consequentemente, de oxigênio e nutrientes. Já o zinco é essencial para a produção de testosterona e regula a ação da aromatase, enzima responsável por converter o excesso de testosterona em estrogênio.

Ou seja, o resultado será maior ganho de força, aumento de massa muscular, melhora na qualidade do sono e do humor, entre outros benefícios.

2. Tribulus terrestris

O Tribulus terrestris é um dos suplementos para aumentar a testosterona mais conhecidos por ser natural.

Ele é feito a partir de uma erva afrodisíaca rastejante de mesmo nome, originária da Índia e que é conhecida como Viagra natural, graças à sua ação como estimulante sexual.

O Tribulus terrestris atua aumentando os níveis de DHEA (hormônio precursor da testosterona) e consequentemente, eleva também as concentrações do hormônio masculino no corpo.

Isso faz com que este suplemento seja bastante eficaz no ganho de massa magra e crescimento muscular, na melhora da resistência física, apetite sexual e no aumento da energia corporal.

3. DAA: Ácido D-Aspártico

O DAA é um aminoácido importante na síntese, secreção e regulação de hormônios atuando no cérebro e no sistema endócrino.

É um dos mais eficientes suplementos para aumentar a testosterona, pois funciona induzindo a sua produção e liberação no cérebro e nos testículos, estimulando tanto a síntese deste hormônio como a de proteínas.

Ou seja, o DAA proporciona não só o aumento da testosterona, como também mantém o corpo em estado anabólico (crescimento muscular), graças a presença dos aminoácidos essenciais, grandes responsáveis pela construção e recuperação muscular.

4. Gamma Oryzanol

O Gamma Oryzanol é o componente ativo do óleo de farelo de arroz, milho e cevada.

Esse suplemento melhora o sistema hormonal do corpo, aumentando a síntese e secreção da testosterona. Além disso, estimula o hipotálamo a produzir e liberar o hormônio GH, também conhecido como hormônio do crescimento.

Juntos, a testosterona e o GH favorecem de maneira eficaz o crescimento muscular.

5. Maca peruana

A maca peruana é um dos suplementos para aumentar a testosterona mais conhecido e usado pelos homens.

Trata-se de um tubérculo rico em aminoácidos essenciais – principais responsáveis pela construção e recuperação muscular – além de gorduras saudáveis (ômega 3 e 9), minerais (fósforo, magnésio, zinco e potássio), vitaminas do complexo B e E e fibras.

Atua elevando os níveis de testosterona e diminuindo os níveis de estrogênio. O zinco presente na sua fórmula estimula a produção da testosterona e ainda auxilia no ganho de massa magra.

É importante ressaltar que toda suplementação deve ser feita com o acompanhamento de um profissional que poderá indicar qual o mais indicado para suas necessidades além da dosagem e frequência de consumo.

E além do uso dos suplementos para aumentar a testosterona, uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos também contribuem para o aumento das concentrações desse hormônio no corpo.

Curtiu o nosso artigo sobre suplementação para aumentar a testosterona? Então compartilhe!