Saúde Sexualidade

Sexo ajuda a aumentar a testosterona? Descubra se é mito ou verdade

Testosterona é um hormônio extremamente importante para quem deseja desenvolver massa magra. Isso porque ele é combinado com Albumina dentro do sangue, sendo um dos responsáveis pela construção dos músculos e recuperação das lesões geradas em treinos pesados.

Mas, nem sempre possuímos o suficiente do hormônio em nosso corpo, precisando da suplementação para suprir todas as necessidades ou então encontrar meios de aumentar a sua produção, sendo que um dos boatos mais populares é sobre a relação direta da produção de testosterona com o sexo. Será que isso realmente funciona?

Relação do sexo com a testosterona

Uma das funções da testosterona é nos deixar em alerta para quando percebemos algum sinal relacionado ao sexo, ficar com altos níveis no decorrer do ato sexual e permanecer com eles por um bom tempo percorrendo pelas veias.

O hormônio sempre aumenta a sua produção quando temos relação sexuais, e não apenas para os homens, podendo acontecer o mesmo com as mulheres, sendo muito benéfico para o desempenho dos treinos e, também, para o crescimento constante do desejo sexual.

Outro fator importante é que a realização de treinos pesados também aumenta a produção das testosterona, virando quase que um círculo vicioso de melhora constante no desempenho dos treinos.

Não pense que apenas praticando sexo você conseguirá produzir mais testosterona. Se você está solteiro e não quer se envolver com ninguém, a masturbação pode ser uma ótima aliada, pois ela possui os mesmos efeitos quando realizada todos os dias.

Em estudos realizados com pessoas que ficaram muito tempo sem ter relações ou masturbação, foi comprovado que, após 6 dias sem ambos, os índices de testosterona começaram a descer.

Por isso, o recomendado é que a prática sexual ou masturbação ocorra pelo menos uma vez por semana, mas sem limites, porque, além da testosterona, o sexo traz diversos benefícios para o corpo.

Sexo antes ou depois

Não vá ler o que estamos fazendo aqui e acabar recusando sexo quando sua parceira estiver com vontade. Um dos casos pode não ser o mais recomendado, mas não esqueça o que falamos sobre ele ter outros benefícios para o corpo, além de ser um momento de maior intimidade que existe entre o casal e que deve ser aproveitado.

Após a prática do sexo, temos um momento de relaxamento. Os músculos relaxam e o humor melhora, mas os níveis de testosterona caem, pois eles são utilizados no decorrer do ato sexual, tendo um nível baixo para o treino. Por isso, o recomendado é não praticar sexo ou masturbação em até cinco horas antes para poder aproveitar ao máximo o seu desempenho.

Em compensação, quando o sexo é praticado após o treino, acelera a recuperação e, também, auxilia na melhora do sistema imunológico, isso sem contar que, após a realização das suas séries, esse hormônio estará presente em alto nível na sua corrente sanguínea, fazendo com que a relação seja muito mais prazerosa.

Outros meios de aumentar a testosterona

Se você acha que, por estar diretamente ligada ao sexo, a testosterona precisa sempre dele para ser produzida, isso é um engano. Existem diversos meios que contribuem para a sua produção. Já mencionamos que os seus níveis crescem após a realização de atividades físicas, mas ainda existem outros modos. Vamos dar uma olhada em como conseguir:

  • Reduza a soja, pois esse alimento é rico em estrogênio, hormônio feminino, entrando em conflito com a testosterona e reduzindo os seus níveis;
  • Reduza o consumo de álcool ou elimine-o completamente, porque, mesmo em quantidades baixas, ele irá afetar no seu desenvolvimento. Mas, se isso não for possível, pelo menos tente reduzir para um consumo moderado.
  • Nada como uma boa noite de sono, não apenas para regular o seu nível de testosterona, mas também porque é nesse momento que seus músculos entram em recuperação, suas fibras são construídas e tudo no seu corpo é regularizado, sendo um fator essencial para o desenvolvimento de massa magra na hipertrofia.
  • Não se esqueça do sol, que além de produzir vitamina D, durante o verão os níveis de testosterona costumam aumentar. Deve ser por isso que todo mundo parece tão lindo sempre nas praias, sendo que o nível reduz durante o inverno ou ambientes mais frios.

Leia também:

Leave a Comment