Nutrição

Qual é a quantidade de proteína ideal para ganhar massa muscular?

Independente de você ser praticante ou não de atividades físicas, principalmente com o objetivo de desenvolver a massa muscular do corpo por meio de hipertrofia, o consumo de proteína é essencial para que tenhamos uma vida saudável, com energia para nossas atividades e para colocar o nosso organismo em funcionamento.

Uma pessoa que não pratica atividades físicas costuma consumir, em média, 0,8 gramas (ou deveria) de proteína por quilo diariamente, isso distribuído no decorrer das refeições e sendo o necessário apenas para que você não tenha déficit no seu corpo.

Mas, se você deseja desenvolver a sua massa magra, é preciso aumentar essa proporção de acordo com as suas necessidade, de modo que seus treinos tenham resultado efetivo e evitando que você entre em estado de catabolismo, que é quando o corpo se utiliza dos músculos para gerar energia ao invés da gordura.

Para quem não consegue suprir na alimentação tudo que é necessário para o desenvolvimento dos músculos, o próximo passo é a suplementação, sendo o Whey Protein o produto mais disseminado e utilizado no mercado.

Apesar de ser o suplemento mais utilizado no mundo do fisiculturismo, muitas pessoas estão errando para mais ou menos na hora de tomar a sua suplementação e não conseguindo alcançar os objetivos desejados, sendo uma dúvida comum e constante de encontrarmos por aí.

Função da proteína

Para quem pratica hipertrofia, realizar treinos de força, independente do objetivo ser para desenvolver massa magra ou emagrecer, é essencial que se invista em boas proteínas, principalmente com o uso do Whey Protein, pois é a proteína que abastece o corpo com os aminoácidos que contribuem para a construção e crescimento dos músculos.

Para quem vai para a academia e não consome suplementos para contribuir com o seu crescimento, o tecido muscular não evolui ou tem desenvolvimentos pequenos e esporádicos, pois, como não existe proteína suficiente no corpo para esse desenvolvimento, acabamos queimando o próprio músculo para gerar a energia que irá suprir nossos esforços, resultando em nos deixar mais fracos ao invés de mais fortes, mesmo após a prática de exercícios físicos.

Enquanto temos diversos aminoácidos no corpo que funcionam como um cimento, que junta todos os elementos trabalhados, sendo a liga importante para termos resultado, a proteína é como se fosse um tijolo. Ou seja, sem a sua presença, é impossível que algo realmente aconteça de evolução, pois ela constrói os músculos, utilizando das lesões geradas durante os treinos para se fortalecer e crescer cada vez mais.

E quanto que devo consumir de proteína?

Durante o dia, já é normal que a gente consuma proteína e, se temos uma rotina normal, sem exercícios de alta intensidade e que precisem mexer com peso, provavelmente o que você coloca no prato já é mais do que necessário para não ficar com menos do que deveria no seu corpo.

Agora, quanto mais intensa é a atividade física praticada, maiores serão as quantidades de proteínas que deverão ser inseridas, não necessariamente comendo todas, porque você pode não aguentar comer tudo o que precisa e, também, porque a absorção das proteínas por meio de suplementos é muito maior, tendo resultados mais efetivos e trazendo outros benefícios ao corpo, já que eles costumam ter vitaminas essenciais para a sua saúde.

Geralmente, o recomendado para os que desejam desenvolver massa magra é o consumo de 140 gramas de proteína por dia, sendo que, dessas, 30 gramas podem ser vindas completamente do Whey Protein, que deve ser tomado após o treino para que surta os efeitos desejados, sendo o melhor momento para seus músculos absorverem essa quantidade de proteína.

Outro suplemento muito importante que você deve inserir, que também é um tipo de proteína, é a Albumina, que possui uma absorção mais lenta, fazendo com que você não gaste seus músculos na hora de dormir ou no decorrer do dia, fazendo com que seu corpo sempre tenha um estoque de proteína e nunca correndo o risco de ele deixar de queimar gordura para fazer você perder os músculos que conquistou com tanto esforço.

Não que você precise todo o dia ficar contando as suas proteínas para ter certeza que não vai passar os 140 gramas necessários, pois isso pode acabar se tornando um costume chato e desanimando na aquisição muscular. O melhor é saber o mínimo necessário de comida que você deve ter, com uma dieta balanceada, e não se preocupar com o consumo excessivo de carne.

Alguns boatos falam sobre o sobrecarregamento dos rins devido ao uso de Whey, mas isso só pode acontecer se o usuário não beber água suficiente, que, além de ser essencial para que você possa não se sobrecarregar de proteínas, ela também traz diversos outros benefícios para a saúde, tornando o seu dia a dia mais saudável de um modo mais completo.