Nutrição

Proteína de arroz: conheça os benefícios para o ganho de massa muscular

Se essa é a primeira vez que você está se deparando com esse nome, você não leu errado e também não estamos sendo equivocados sobre o que vamos falar no decorrer desse artigo. A proteína de um produto conhecido por ser uma grande fonte de carboidrato que vem ganhando espaço no mercado e sendo uma ótima alternativa para os vegetarianos, celíacos e intolerantes à lactose: o arroz.

Sabemos que a suplementação de proteína é essencial para o desenvolvimento e manutenção da massa magra do corpo, não bastando apenas ir à academia e realizar suas séries, mas sendo necessária para cuidar de quais os suplementos complementarão os seus esforços e contribuirão com uma alimentação rica em proteína que pode ser encontrada no leite, ovos e carnes em geral.

A proteína de arroz é gerada a partir do isolamento das proteínas do arroz integral, com a retirada de todas as suas gorduras e carboidratos. Vamos conhecer um pouco melhor sobre como ela funciona e quais os seus benefícios quando utilizada em uma suplementação.

Propriedades da proteína do arroz

Qualquer proteína consumida em uma dieta equilibrada tem a função de aumentar a massa muscular ou auxiliar na recuperação de suas fibras, após elas serem lesionadas durante treinos que pegam muito peso ou são muito extensos, sendo essencial para os que desejam desenvolver massa magra e auxiliando na recuperação dos que praticam exercícios com o objetivo de perder gordura e definir o corpo.

Muitas vezes, mesmo consumindo as proteínas necessárias nas nossas refeições, não conseguimos suprir todas as necessidades do corpo para que os treinos possam ter os melhores resultados possíveis, isso sem contar que alguns aminoácidos e vitaminas podem ficar de fora, mesmo nos atendo ao máximo para inserir o máximo de nutrientes para o nosso corpo ter o melhor funcionamento possível.

Para quem deseja uma proteína de ótima qualidade, cheia de aminoácidos essenciais (10 deles), fibras, carboidratos e vitaminas B e E, sem gordura, colesterol ou açúcar, a proteína do arroz é uma ótima escolha, porque ela possui alto valor biológico e pode ser consumida por maior variedade de pessoas, sem problemas para os vegetarianos ou qualquer tipo de alergia que você possa ter que ocorra quando se suplementa.

Os 10 aminoácidos essenciais que mencionamos que ela possui são: leucina em maior quantidade, triptofano em menos quantidade, isoleucina, metionina, lisina, cisteína, tirosina, fenilalanina, histidina, valina e treonina. Ou seja, seu componente em maior quantidade é importante para a regeneração muscular.

Benefícios da proteína de arroz

Assim como os demais suplementos de proteína, no geral, o recomendado é que o consumo da proteína de arroz seja realizado logo após o treino, para atuar como regenerador das fissuras que o treino causou e podendo conquistar melhores resultados de todos os benefícios que esse produto possui, dos quais podemos destacar:

  • Já falamos sobre todos os seus aminoácidos não essenciais, que são os que não são produzidos pelo corpo e precisamos consumir para que possamos nos beneficiar de suas qualidades, sendo que com essa proteína temos grande quantidade deles e muitos de grande importância para o desenvolvimento de massa magra;
  • Muitos dos alimentos vegetarianos que possuem proteína estão lotados de metais pesados que são tóxicos e prejudiciais para o corpo quando consumidos, como o abacate, amendoim e espinafre, o que não acontece quando consumimos a proteína de arroz, tendo apenas os benefícios de uma proteína comum e não se intoxicando;
  • Comparado ao Whey Protein, os seus resultados de aquisição de massa magra é muito semelhante, não deixando a desejar e tem uma ótima recuperação da fibra muscular, que pode sofrer lesões durante os treinos de alta intensidade.