Suplementação

Para que serve o BCAA? Vale a pena? Saiba tudo sobre o suplemento

Muitas vezes nos treinos, mesmo sendo de grande intensidade e sendo bem desenvolvidos, ficamos com a sensação de que os resultados alcançados não são os desejados e que o ganho de massa magra deveria ser maior do que estamos obtendo.

Isso acontece porque o nosso corpo pode acabar não produzindo a quantidade necessária de aminoácidos de cadeia ramificada, que são responsáveis pela construção muscular, sendo necessária a suplementação para se beneficiar ao máximo dos resultados de uma boa alimentação rica em proteína, unificada com a prática de treinos personalizados para o objetivo desejado.

O suplemento mais recomendado para conseguir esses benefício é o BCAA, que significa branched chain aminoacid, que seriam os aminoácidos de cadeia ramificada, sendo ele a leucina, a isoleucina e a valina, mas também contando com o complemento de 20 aminoácidos fundamentais para a construção muscular e bom funcionamento das funções vitais, como o sistema imunológico.

O corpo humano é capaz de produzir apenas metade do que necessitamos de todos os aminoácidos necessários, por isso que quando não realizamos a suplementação podemos não sentir os resultados desejados, que quando tomados corretamente, podem chegar a produzir 10 desses, tendo um melhor desempenho para o desenvolvimento da musculatura.

Para que serve o BCAA?

A principal função do BCAA é auxiliar na recuperação das lesões musculares, mas também auxilia para o crescimento de energia, melhora a resistência muscular e é essencial para a construção dos músculos de modo mais rápido, dando qualidade ao seu treinamento.

Muitos dos aminoácidos necessários para um bom desenvolvimento são encontrados nas proteínas que consumimos, mas nem sempre o nosso corpo consegue se alimentar de tudo que é necessário para o melhor desempenho possível, tendo esse suplemento como auxiliar na absorção de aminoácidos necessário que evitam que se entre em catabolismo durante o treino, que é quando o organismo utiliza o músculo como gerador de energia ao invés das gorduras, fazendo com que não seja desenvolvida a massa magra.

Quando não utilizamos esse suplemento, após os treinos podemos sentir fortes dores musculares, que podem persistir por dias, evitando que possamos realizar treinos em intervalos pequenos, pois necessitamos de um tempo maior de recuperação. Com a sua utilização, esse intervalo é reduzido, mas sem perder todos os benefícios adquiridos no seu treino, pois os aminoácidos contribuem para a recuperação das lesões geradas com a melhora da absorção dos aminoácidos, construindo os músculos e dando mais energia para a realização de seus próximos treinos.

Como utilizar o BCAA?

O BCAA é um suplemento que deve ser tomado antes e depois da realização dos treinos, pois ele possui benefícios que auxiliam nessas duas etapas, sendo que antes ele é capaz de fornecer energia e aumentando a síntese proteica e evitando o estado de catabolismo durante o treino, e após para evitar a fadiga muscular e auxiliar na recuperação podendo diminuir a distância entre os treinamentos.

Para conseguir aproveitar ao máximo os benefícios oferecidos pelo BCAA, o recomendado é que se tome de 2 a 4 gramas antes e após a atividade física, sendo que se você precisar que a absorção seja realizada de modo mais rápida, o melhor é que opte por uma versão líquida, que rapidamente entrará no seu sistema e podendo ser melhor aproveitado em alguns casos.

Preciso de BCAA se já utilizo Whey Protein?

Muitos dos Whey Proteins disponíveis no mercado já possuem uma boa quantidade de aminoácidos que são responsáveis pelo desenvolvimento e recuperação dos músculos, deixando dúvida em muitos praticantes de musculação se é necessário inserir outra suplementação para potencializar os seus resultados.

Tudo vai depender dos seus objetivos e dos produtos que utiliza. Em alguns casos a utilização do BCAA se torna desnecessária, pois tudo que precisa pode ser encontrado no suplemento que já usa. Mas, para se ter certeza de sua necessidade, é sempre bom consultar um especialista que entenda das suas necessidades e possa lhe passar os melhores exercícios, juntamente com quais suplementos necessários, podendo ter resultados efetivos e em um tempo menor de tempo por já ter um treino personalizado destinado para chegar onde deseja.

Leia também: Melhores suplementos para ganhar massa muscular; saiba quais são