Comportamento

Namoro à distância funciona? Descubra as vantagens e desvantagens desse tipo de relação

Namoro à distância

Quando por algum motivo você se vê separado da sua namorada – seja por ela morar em outro lugar ou por questões de trabalho e estudo – é normal se questionar se vale a pena manter um namoro à distância.

O fato é que todo relacionamento já é complicado por si só e quando é à distância então… aí é que fica ainda mais complexo, afinal há toda uma carga adicional de problemas decorrentes da separação física por longos períodos, muitas vezes inevitável neste tipo de relação.

É comum surgirem sentimentos como a solidão, carência, insegurança e necessidade de contato íntimo, que tornam tão difícil manter o namoro à distância leve e saudável.

Está na dúvida se o namoro à distância é uma opção para você ou se é melhor terminar e partir para outra? Descubra neste post!

Você confia nela o suficiente para manter um namoro à distância?

Bem, a confiança é fundamental para qualquer relacionamento, e no namoro à distância nem se fala!

A questão é que quando você está longe da sua namorada é mais difícil ter o controle dos seus hábitos, amizades e círculos sociais e se não houver confiança, a insegurança é inevitável e não há relacionamento que resista.

E como confiança é algo que se conquista em longo prazo, existem dois cenários possíveis de namoro à distância.

O primeiro é quando vocês já tem um relacionamento há um bom tempo e por algum motivo – trabalho, estudo, questões familiares – tem que se separar. Nestes casos, é mais fácil levar o relacionamento, afinal, vocês já conhecem os valores um do outro e tem uma relação de confiança estabelecida.

Já o segundo cenário acontece quando a relação é recente e você não conhece muito bem a pessoa em questão. Aí é melhor pular fora antes que seja tarde demais. Se você não conhece bem sua parceira ou não compartilha dos mesmos valores e ideias, dificilmente confiará nela o suficiente para levar bem todas as questões de um relacionamento à distância.

Aqui também vale citar o perfil do casal. Se vocês forem muito ciumentos, possessivos e inseguros, a chance da coisa não funcionar é muito grande.

Você tem condições financeiras para manter um namoro à distância?

Não é novidade que relacionamentos geram despesas, e quando a parceira está longe, os gastos podem ser ainda maiores e pesar financeiramente.

Os gastos mais significativos acabam sendo com viagens para vê-la, que envolvem passagem, hospedagem, custos com mobilidade, entre outros. Isso sem contar o tempo perdido no trabalho ou estudo, que precisará ser recompensado.

Além disso, você acaba gastando mais com mimos, presentes e saídas mais onerosas quando está com ela, como forma de compensar a separação.

Você consegue resistir à tentação de ficar com outras mulheres?

É fato que a separação física por longos períodos e a consequente abstinência sexual é capaz de deixar qualquer um maluco.

Então, antes de investir em um namoro à distância, questione-se sobre isso. Você é capaz de resistir à tentação de ficar com outras mulheres durante a ausência da sua namorada?

Se a resposta for sim, ótimo! Se for não, termine a fique solteiro, afinal, não vale a pena investir em um namoro à distância se você quer sair com outras mulheres. Outra alternativa é conversar com ela sobre a possibilidade de um relacionamento aberto.

Vantagens e desvantagens de um namoro à distância

Mas afinal, namoro à distância funciona?

Já deu para perceber que a questão é relativa. Tudo depende do perfil e valores de cada casal, pois esse tipo de relacionamento apresenta vantagens e desvantagens.

Por exemplo, o namoro à distância é uma boa alternativa para homens que preferem relacionamentos mais livres, sem tanta cobrança, rotina e pressão. Também é uma opção que facilita os relacionamentos abertos, onde você mantém um vínculo emocional com a parceira, mas ambos são livres para se relacionar com outras pessoas.

Também é ótimo se a sua namorada morar em um lugar bacana de se visitar, que você goste de ir. Outra vantagem é que a saudade de um namoro à distância torna o reencontro e os momentos juntos ainda mais especiais e apaixonantes.

Por outro lado, a principal desvantagem é a falta do contato físico, que em longo prazo pesa – e muito. Não há webcam e aplicativos de conversas online que superem o toque. Além, claro, de todas as dificuldades que citamos acima, como ter tempo e orçamento para viajar ao encontro da namorada e lidar com sentimentos como ciúmes, insegurança e solidão, que podem tornar o namoro à distância inviável para alguns homens.

Qual a sua opinião sobre os relacionamentos à distância? Já teve alguma experiência do tipo? Compartilhe nos comentários.

Leave a Comment