Exercícios físicos

Método Tabata: conheça a modalidade e queime mais calorias

Antes de ler esse artigo, tenho uma pergunta para você: Você tem interesse em demorar muito mais na cama? Quer saber o segredo dos atores pornô e deixar sua mulher LOUCA DE TESÃO? Clique aqui e assista ao vídeo.

Se você deseja treinos curtos de alta intensidade que possuem um resultado excepcional, auxiliando no emagrecimento e melhorando a sua agilidade na execução de tarefas, sabemos o que você está procurando, e é o famoso Método Tabata.

Desenvolvido durante os ano 90, o PhD Izumi Tabata liderou uma equipe de pesquisadores para encontrar quais seriam os exercícios que possuíam a maior queima de caloria em pouco tempo, levando ao seu método, que hoje é considerado como uma das bases para o treino HIIT, onde ficou comprovado que muito mais que o volume de um treinamento para conseguir bons resultados, é importante a intensidade dos exercícios que são praticados.

Como funciona o Método Tabata?

Para iniciar essa estratégia que possui ótimos resultados na queima de calorias e processo de emagrecimento no geral é fácil, podendo ter efeitos satisfatórios com apenas 4 ou cinco minutos praticados.

Você precisa escolher um exercício predileto, podendo ser corrida ou bicicleta, por exemplo, onde durante 20 segundos você irá o praticar na intensidade máxima, máxima mesmo. Coloque todo seu potencial durante esses 20 segundos, seguidos de 10 segundos de uma pausa em movimento, ou seja, onde você irá andar ou dar um corridinha de leve, repetindo essas séries por 8 vezes.

Tá achando que é pouco? Faça apenas um dia e veja que isso irá cansar bastante em pouco tempo e, no começo poderá ser um pouco difícil de ser concluído, mas, conforme for se acostumando, suas eficiência cardiorrespiratória, além da resistência e força serão intensificados e seu gasto calórico será muito maior do que se ficasse uma hora andando na esteira em velocidade moderada.

Vou conseguir emagrecer com o Método Tabata?

É comum encontrarmos por aí o método, ou variações dele, como soluções mágicas para quem deseja emagrecer rapidamente e sem muito esforço. Mas, é preciso falar que os resultados não são imediatos, pois seu corpo precisa se acostumar com essa prática e você melhorar suas aptidões para poder executar corretamente.

Se você é sedentário e nunca praticou exercícios físicos, assim que começar a prática do Tabata, poderá não estar executando os exercícios corretamente e precisará que o seu corpo se acostume, fazendo os movimentos certos e conseguindo realmente ter todos os resultados que ele oferece.

Também não foque apenas nos exercícios. Modifique a sua alimentação, de modo que ela fique saudável e suprindo as necessidades de quem deseja emagrecer, dando foco grande em proteínas, fibras e alimentos que possam ter efeito termogênico no corpo.

Não esqueça do fortalecimento muscular por meio da musculação ou exercícios de fortificação. Além de ajudarem no emagrecimento, ele deixam o corpo mais resistente para a intensidade dos exercícios que serão executados, evitando que você se lesione, o que prejudicaria seu desempenho ou tendo até que te afastar por um tempo para se recuperar, chegando inclusive na necessidade de idas aos médicos se tiver algum estiramento ou romper um ligamento.

Posso fazer o Método Tabata todos os dias?

Por serem exercícios de alta intensidade, esse método tem a vantagem de não precisar ser feito todos os dias e nem é recomendado, porque o seu corpo precisa se recuperar e descansar, o que se não for feito corretamente aumenta as chances de lesões que mencionamos, mesmo com a prática da musculação.

Não se preocupe achando que por não fazer todos os dias terá menos resultados. Devido à sua eficiência, mesmo depois que parar de fazer os exercícios, continuará queimando calorias e, se praticar muito, pode acabar tendo muita fadiga, ficar com exaustão e acabar tendo um overtraining.

Para ter bons resultados, de 2 à 3 vezes por semana é o recomendado. Podendo aproveitar os dias de pausa para a prática da musculação, fortalecendo o seu corpo e não dando aquele peso na consciência por ficar um dia sem estar a caminho do corpo dos seus sonhos.