Nutrição

Low Carb: alimentos permitidos

Dentro da dieta Low Carb existe uma variedade muito grande de alimentos que podem ser consumidos. Para que essa lista fique clara, e seja possível você ver a quantidade de comida de verdade que podemos aproveitar, e que garantem a nossa nutrição, manutenção e emagrecimento, a dieta fica até mais fácil.

Carnes de todo tipo

A carne de verdade, in natura, está liberada. Evite comprar carnes temperadas, faça o seu próprio tempero em casa. As carnes in natura são praticamente Low Carb, com exceção do fígado, que tem cerca de 5% de carboidrato líquido. Sendo assim, como você pode incluir na lista: salmão, truta, sardinha, frango, porco, boi, crustáceo, peru, cordeiro e vitela. Ou o que achar mais gostoso.

Verduras de todo tipo

Para quem não gosta de salada a dieta Low Carb talvez não seja a melhor opção. Mas se você optou por dar uma chance e começar, use alguns truques e vá começando aos poucos. Coloque bastante azeite na salada e tempere com sal. Refogue com creme de leite e bacon, tudo vale no começo. Estão liberados: folhas verdes (rúcula, agrião, escarola, couve, alface, repolho, endívia, espinafre), abobrinha, tomate, brócolis, cebola, pimentão, alho, chuchu, palmito, pepino, berinjela, vagem, couve-flor e por aí vai, exceto: beterraba, mandioca, cenoura e batata.

Frutas

A maioria das frutas é rica em carboidratos, por causa da frutose. Se você pretende emagrecer, os primeiros 15 dias pelo menos deve passar sem fruta alguma, depois com o tempo você vai inserindo novamente. É dessa forma que o corpo funciona. Mas o quanto você pode consumir de fruta, varia de acordo com o quanto de peso você pretende perder. As permitidas são: coco, abacate, morando, mirtilos e amoras, são as que mais se adaptam ao Low Carb.

Ovos

Os ovos são os alimentos mais práticos de qualquer dieta. Podem ser consumidos mexidos, cozidos, fritos e por aí vai. Podem ser levados para fazer um lanche, colocados na salada, na sopa, e até em cozidos. Os ovos de codorna também são ótimas opções para se ter em casa, aqueles em conserva são excelentes para petiscar.

Embora os ovos não sejam totalmente Low Carb, você pode considera-los. Cada ovo possui apenas 0,8 gramas de carboidratos, sendo assim, para facilitar as coisas pode incluí-lo na alimentação. Até porque ninguém consegue comer muitos ovos de uma vez.

Queijos e creme de leite

Os laticínios são Low Carb e por isso permitidos. Os queijos possuem pouco carboidratos, sendo assim você pode evitar os que possuem mais, como o queijo minas frescal, a ricota e o cottage. Todos queijos brancos, que possuem mais lactose que é o açúcar do leite.

Nozes e sementes

Castanhas de caju, castanha do Pará, pistaches, nozes, macadâmias, amêndoas. Para quem tem muito peso para perder não deve ultrapassar as 30 gramas de nuts por dia. Apesar de parecer pouco, elas alimentam muito. Uma dica é já deixar a quantidade separada, como em um mix e usar sempre o mesmo pote para medir. Separe as porções em saquinhos e você pode levar para qualquer lugar.