Exercícios físicos

Saiba qual é a importância da respiração na musculação

Se você já deu uma olhada em alguns livros de musculação, ou até mesmo quando estamos aprendendo com nossos treinadores como executar determinado exercício, muito se foca em como deve ser a respiração durante a execução de suas séries, um fator que alguns podem achar que não faz diferença nos resultados, mas sendo essencial para um bom desenvolvimento, por trabalhar os músculos corretos e evitando até lesões.

Quando realizamos a respiração correta durante a execução dos exercícios, mantemos as células necessárias ativas e fazemos com que o oxigênio faça o serviço de converter as gorduras e carboidratos em energia, evitando que utilizem a energia da massa magra para a sua utilização.

A respiração auxilia não apenas para o desenvolvimento da massa magra, mas também previne problemas de fadiga após o seu treino, pois quando ela é realizada corretamente, a sua energia é destinada apenas para a execução do exercício necessário, não sendo gasta em outros locais desnecessários ou tendo um desgaste excessivo dessa força.

Respirando corretamente

Para que você possa se oxigenar de modo correto, o recomendado é que você solte o ar no momento que estiver realizando mais força, ou seja, quando levanta o peso, e respirar novamente quando estiver baixando o peso.

Lembrando que a respiração deve ser feita profundamente e não curta, como costumamos fazer em nossa rotina, pois ela auxiliará para que a pressão se mantenha estável no corpo e evitando problemas mais sérios de saúde que podem ocorrer quando não respiramos corretamente em momentos de intensa utilização da força.

Problemas causados devido à respiração inadequada

É muito comum vermos pessoas respirando errado nas academias, principalmente se elas preferem não ter ou ignoram qualquer instrução que o profissional lhes passa, acreditando serem apenas besteiras que não irão fazer diferença nos resultados finais e não sabendo como podem acabar prejudicando a sua saúde quando não aplicam o que o especialista está recomendando.

Agora, vamos listar alguns dos problemas que você pode adquirir quando não respira corretamente em suas execuções para você poder entender um pouco melhor o porquê delas serem tão importantes.

Manobra de Valsava

Se você não viu pessoalmente, provavelmente já deve ter visto algum vídeo na internet de pessoas pegando pesos grandes e que acabam desmaiando no meio de sua execução.

O nome disso se chama Manobra de Valsava e ela ocorre porque quando não respiramos corretamente na hora de utilizar muita força, o nariz e a garganta acabam fechando, mesmo que o corpo continue a forçar o peso para cima, fazendo com que a pressão na cavidade torácica aumente e o fluxo sanguíneo para o coração seja reduzido, levando ao desmaio como modo de segurança do corpo para evitar problemas piores, como ataque cardíaco.

Pressão sanguínea

Pode ser até que você esteja inspirando e respirando na hora correta, mas, além disso é necessário que essa respiração seja realizada de modo profundo para que possa atingir seus objetivos nos resultados alcançados com as séries que está realizando.

Quando sua respiração é pouca ou falha durante os treinos, você faz com que o fornecimento de sangue para o corpo seja limitado, e esse é o momento em que seus músculos mais precisam ser vascularizados para que possam realmente se desenvolver.

Como você estará realizando muitos esforços e não oxigenando o suficiente o seu corpo, sua pressão sanguínea irá subir e, também, poderá causar desmaios, assim como na Manobra de Valsava, além de poder fazer com que você desenvolva problemas de pressão alta para o resto da vida, fazendo o uso de medicamentos para o seu controle.

Como saber se respiro corretamente?

A maior parte das pessoas, na verdade, não sabe respirar corretamente e precisa aprender para que possa aplicar isso nos seus exercícios. Isso se deve porque costumamos respirar o necessário apenas para não morrermos asfixiados, sendo uma ação natural do corpo e que não é feita pensando se está sendo elaborada do modo correto ou não, apenas pensando na vida que precisa ser preservada.

Para saber se você também é um desses casos, é fácil. Basta respirar profundamente e, se for o seu peito que se expandiu, a sua respiração é incorreta, pois ela deve vir da barriga que deve ser inchada quando inflamos nossos pulmões.

Se desejar aprender como respirar corretamente, comece a colocar a mão na barriga para treinar até realmente passar a expandir o seu diafragma, e não o peitoral, na hora de respirar profundamente, pode parecer uma besteira até, mas que pode fazer uma diferença imensa nos resultados que você irá alcançar, além de prevenir que você adquira problemas de saúde por causa dessa desatenção em algo que pode parecer básico, mas nem sempre fazemos do modo correto.