Exercícios físicos

Crossfit: esporte completo para o corpo

Com cada vez mais praticantes ao redor do mundo, o Crossfit é um esporte em amplo crescimento – e não é à toa que sua fama foi rapidamente desenvolvida. O esporte é especialmente conhecido por trabalhar o corpo inteiro, além de permitir que as pessoas desenvolvam musculatura, capacidade aeróbica, coordenação motora e uma série de outras habilidades que praticamente nenhum tipo de atividade física é capaz de reunir de uma só vez.

Entenda o que é o Crossfit, o que tornou este esporte popular de maneira tão rápida, e como a prática deste tipo de exercício pode melhorar a sua saúde:

O que é o Crossfit?

O Crossfit é uma atividade física que busca reunir todos os tipos de exercícios que podem levar o corpo ao limite do desenvolvimento. Desde simples corridas e provas de pedalada, até exercícios de levantamento de peso, equilíbrio e explosão, essa atividade é famosa por exigir uma enorme variedade de capacidades, além de nunca se repetir.

Isso tornou a prática tão popular. Atualmente, é comum ver grande feitos de pessoas subindo cordas, pulando grandes alturas na academia, ou realizando façanhas com o peso do próprio corpo nas redes sociais. A maioria deles representa a prática de algum treino desenvolvido para o crossfit.

Quais os benefícios em relação a outros esportes?

Em comparação a outras atividades físicas, o Crossfit cresce a velocidades impressionantes. O crescimento, no entanto, não é um puro acaso. Há uma série de características que tornam este tipo de atividade especial. Confira quais são os pontos fortes do crossfit:

Desenvolvimento corporal completo

Quando você pratica futebol, é natural que suas pernas se desenvolvam de maneira mais intensa que o resto do corpo. Quando você vai à academia, é comum ter um certo tipo de exercício que você costuma pular, o progride mais lentamente.

Ao praticar crossfit, no entanto, seu corpo inteiro está comprometido em um treinamento de altíssima exigência. A cada dia, novos desafios serão apresentados para você, exigindo tipos de exercícios novos, que mexem com diferentes partes de sua musculatura.

Tédio, nunca mais

Ao praticar crossfit, você nunca mais terá aquele dia que simplesmente odeia em seus treinamentos. Novos treinos são elaborados frequentemente, para que a maior quantidade possível de capacidades motoras sejam atingidas e evoluídas.

Um novo “set up” é desenvolvido para cada novo passo dado em sua jornada de desenvolvimento, e o resultado é um treinamento constantemente desafiador e novo em sua vida.

Introdução a um novo estilo de vida

A maior parte das pessoas que leva o crossfit a sério passa por uma transformação de vida muito maior do que a prática de um exercício. Para a maioria dessas pessoas, o crossfit é um ambiente para conviver com pessoas interessadas na saúde e em um estilo de vida mais cuidadoso com o próprio corpo.

É normal que, junto à prática do exercício, mudanças alimentares e o desenvolvimento de hábitos menos nocivos para as pessoas sejam adotados, simplesmente porque elas passam a estar inseridas em um meio onde isso possibilita novos ganhos.

Ganho muscular e cardiovascular ao mesmo tempo

Você deve conhecer uma série de pessoas que possuem um corpo escultural, e que passam horas e horas na academia desenvolvendo a musculatura, mas que na hora de praticar um exercício aeróbico, não conseguem correr mesmo as distâncias mais curtas.

O contrário também pode ser verdade, com pessoas que são capazes de realizar feitos aeróbicos impressionantes, mas parecem nunca desenvolver o corpo. Para os praticantes de crossfit, isso não é um problema: os exercícios permitem que a musculatura se desenvolva junto à capacidade aeróbica aumentada, por consistir em um exercício completo, e exigente em várias medidas diferentes.

Leave a Comment