Nutrição

Conheça os benefícios da hortelã para a saúde e beleza

Até as crianças conhecem a hortelã. De origem asiática, é comum as pessoas fazerem seu cultivo em domicílio. A hortelã é utilizada para dar sabor e aroma à diversas receitas, inclusive algumas sintéticas, sendo também conhecida como menta.

Existem algumas espécies dessa folha, mas as mais comuns são a Mentha piperita e Mentha crispa.

A primeira tem folhas lisas e um verde mais claro. Já a segunda espécie tem folhas verdes escuras e são crespas.

Independente da espécie, seu aroma é forte e inconfundível e o sabor permite incrementar uma série de receitas, além de ser base de medicações para tratamentos terapêuticos.

 Composição da hortelã

 A hortelã possui vitaminas A, B e C, minerais, cálcio, fósforo, ferro e potássio. Por isso, oferece funções antiespasmódica (que combate espasmos), analgésica, antisséptica, anti-inflamatória, digestiva, anestésica e expectorante no organismo.

A hortelã e a saúde

Controle do colesterol

Um dos benefícios da hortelã é induzir o melhor funcionamento do fluxo de bile, processo que pode possibilitar quebra das moléculas de gordura, facilitando o controle dos níveis de colesterol bom e ruim e, também, a pressão do fígado.

Combate às cólicas 

Em bebês ou em adultos, desde cólicas intestinais à menstruais, o efeito relaxante da hortelã ajuda a aliviar os sintomas e, ainda, reduzir as dores abdominais. Ele relaxa os músculos do abdômen, reduzindo a tensão, e as folhinhas ainda auxiliam no alívio e redução das náuseas causadas durante esses dias.

Prevenção da doença de Alzheimer

Pesquisas apontam que a composição da hortelã pode contribuir para o melhoramento das funções cognitivas, melhorando a concentração e agilidade de raciocínio. Ele ainda pode estimular a memória, se ingeridas regularmente, além de auxiliar na prevenção do Alzheimer.

Auxílio em doenças respiratórias 

Usada como remédio para tratamento de congestionamento do nariz e garganta, a hortelã, além de oferecer alívio aos pulmões e brônquios, ajuda a reduzir os sintomas da gripe e resfriado.

Com a renite e a asma, a hortelã pode agir sobre a produção de histaminas e, dessa forma, reduzindo as irritações e sintomas. Ao inalar, a planta pode agir como expectorante.

Diminuição das dores de cabeça

Indicada também para a redução de dores de cabeça, apenas com compressas feitas com as folhas, a hortelã também pode reduzir inflamações, enxaquecas e, ainda, tem efeito calmante.

Alívio do cansaço 

O aroma da planta desperta o funcionamento cerebral. Portanto, a ingestão de hortelã pode apoiar a renovação energética, reduzindo significativamente o cansaço, o desânimo e a ansiedade. Um hábito antigo é dormir com folhas de hortelã sob o travesseiro, deixando-as agir durante as horas de sono. 

Fins estéticos

Emagrecimento

A hortelã estimula as enzimas digestivas para uma melhor absorção de vitaminas e minerais, garantindo a nutrição e digestão saudável, auxiliando a eliminação de toxinas e garantindo energia. A planta adéqua-se à metabolização dos alimentos, induzindo o uso da gordura corporal como fonte energética.

Um outro alimento que também ajuda a emagrecer é o Coco. Clique aqui e veja o post que falando sobre todos os benefícios do coco.

Saúde dos cabelos 

O óleo de hortelã atua como reforço aos seus fios de cabelo. O preparo do chá natural oferece hidratação e brilho aos fios. Esses efeitos podem ser potencializados, se combinados com outros óleos, como o óleo de coco, por exemplo.

Melhora da aparência da pele

O ácido salicílico presente na hortelã age como esfoliante e hidratante, ajudando os poros a se manterem abertos, reduzindo a oleosidade, além de ser um forte aliado da limpeza de pele e contribuir com a redução de cravos e espinhas, dando melhor aparência da pele e cuidando da saúde dos tecidos.

Como consumir

A hortelã pode ser usada em receitas culinárias, na composição de saladas, chás, suco e tempero ou, ainda, em fórmulas de cremes dentais, sabonetes, hidratantes, desodorantes bucais, doces e mais uma série de utilizações.

Contém muitos elementos químicos de uso farmacêutico. Na medicina popular, é usada para tratamento de problemas estomacais, por suas propriedades digestivas. O seu suco ajuda a combater vermes intestinais.

Agora que você conhece os benefícios da hortelã, que tal fazer o cultivo dela em sua casa? Além de garantir folhas frescas e saudáveis, a hortelã é um forte repelente e, ainda, produz lindas flores.