Nutrição

Conheça os benefícios da batata-doce para ganhar massa muscular

Se você é novo nessa área de desenvolvimento de massa muscular, deve ter percebido que um grande integrante de marmitas de praticantes da hipertrofia é a batata-doce, combinada com um filé de frango, e deve ter se perguntado o porquê de isso ser tão famoso e utilizado para adquirir os benefícios da aquisição de massa magra.

Sendo a proteína mais famosa para os que estão desenvolvendo massa muscular e, também, para os que desejam diminuir o índice de gordura no corpo, esse alimento faz tanto sucesso por ele ser um carboidrato completo, diferente dos demais. Isso quer dizer que o seu processo de absorção é lento, gerando energia por mais tempo pelo corpo e conseguindo melhores resultados, dependendo do seu objetivo e da hora em que a comida é consumida.

Enquanto ao comer uma batata normal, a inglesa, temos um pico de insulina que rapidamente é absorvido pelo corpo e utilizada toda a sua energia, com a batata-doce, esse processo é mais lento, sendo um bom alimento para se comer após a realização dos treinos, e a batata normal antes, pois, desse modo, você consegue gerar um grande pico de energia para poder executar os seus exercícios e, depois, consome um produto mais complexo e rico em nutrientes, que irá auxiliar na reconstrução da fibra muscular e evitar que você entre em estado catabólico.

Mas, e o frango?

Você deve estar pensando o que o frango complementa nesse prato para ele sempre dar o seu ar da graça, e isso é facilmente explicado.

O frango é uma proteína com maiores índices de aminoácidos, que trabalham no construção e reconstrução muscular. Ou seja, enquanto a batata doce dá energia, o frango trabalha para fortalecer a sua massa magra e fazê-la conseguir crescer.

Consumidos de modo separados, eles podem não gerar os mesmos benefícios. Na verdade, eles acabam sendo o arroz com feijão do mundo fitness, um precisando do outro para ser um par perfeito e conseguir oferecer os melhores resultados, evitando que você possua níveis altos de glicose, o que aumentaria sua gordura e, também, contribuindo para o envio de nutrientes para os músculos, funcionando como um condutor de nutrientes até os seus objetivos.

Propriedades e benefícios da batata-doce

A cada 100 gramas de batata-doce, é possível encontrar 20 gramas de proteína e seu índice de gordura chega perto do zero, isso sem contar que ela oferece vitaminas A, B C e, ainda, potássio, magnésio e cálcio, todos essenciais para o ganho de massa muscular, além de melhorar a qualidade de vida.

Por ter a sua digestão mais lenta e, também, ser um alimento de baixo índice glicêmico, apesar de ser doce e botar um pouco de medo, é um ótimo alimento para pessoas que possuem diabetes ou estão acima do peso, pois, se consumidos moderadamente, interferem pouco na glicose do sangue.

Além de auxiliar na recuperação da massa muscular após os treinos, como já mencionamos, ela ainda prolonga a sensação de saciedade, por ser absorvida lentamente, não tendo aquele efeito comum que vemos nos carboidratos, de pouco tempo depois da sua ingestão já estar com fome novamente, já que o corpo o digere rapidamente.

Com redução do colesterol ruim, ajudando a manter em controle os seus índices e melhorando o funcionamento do intestino, a batata-doce acaba também sendo uma ótima fonte de fibras e funcionando com diversas ações antioxidantes, que beneficiam não apenas quem realiza treinos pesados e precisa de uma alimentação adequada para o seu desenvolvimento, mas sendo um alimento essencial para uma alimentação mais rica, diversificada e que possa oferecer diversos benefícios para a saúde.

E se bater aquela vontade de um doce, se preparar ela sem sal, ainda é possível sentir o adocicado tão característico de modo mais presente e matar a vontade de algum tipo de “açúcar” no corpo.