Exercícios físicos

Confira 5 dicas para definir o abdômen de uma vez por todas

O abdômen trincado é um dos objetivos mais procurados em qualquer academia, mas não é o mais fácil de ser alcançado, principalmente por ser exatamente no abdômen onde costumamos acumular mais gordura. Não importando o peso ou medida, essa sempre é uma das partes mais difíceis de definirmos e que precisa de mais dedicação para ser alcançada.

Podemos no início da nossa caminhada acreditar que fazendo apenas um monte de abdominais por dia conseguiremos aquela barriga trincada, mas precisa muito mais do que isso para poder definir essa parte, tendo paciência e muita disciplina nos treinos.

Veja também: Como perder gordura abdominal? Confira dicas para secar de vez

Para conseguir potencializar seu treinamento abdominal, separamos algumas dicas que poderão fazer toda a diferença nos seus resultados:

Exercícios aeróbicos

Não adianta tentar ganhar músculos na barriga enquanto ainda existir gordura no seu corpo, pois fazendo contrações no abdômen com gordura, acaba sendo apenas um gasto calórico realizado a toa, por não ter o mesmo desempenho dos exercícios aeróbicos e acabar demorando muito os resultados.

Faça corrida, bike, natação ou qualquer exercício que lhe agrade e que seja mais destinado a queimar gordura e emagrecer, depois pense em realmente tonificar a sua musculatura, sendo um passo de cada vez.

Dieta

Para saber o que é mais adequado para o seu corpo e necessidades, o melhor é sempre consultar um especialista em nutrição esportiva para lhe passar a melhor dieta, pois ela é um passo muito importante não apenas para perder peso, mas também para ganhar massa magra, sendo que cada corpo funciona de um modo diferente e nem sempre a dieta que eu fiz dará certo também para você. Isso sem contar que dietas feitas sem acompanhamento médico podem acarretar em diversos problemas à saúde.

A dieta associada com a prática de exercícios é um ótimo passo para perder as gordurinhas chatas que estão impedindo a sua definição muscular, mas é preciso ser regrado com esse passo e não ficar pensando apenas no dia do lixo.

O dia do lixo é um dia que a pessoa é liberada para comer o que quiser, sem se preocupar com a dieta ou os treinos que realiza. Porém, algumas pessoas ficam tão focadas nesse dia que acabam realizando toda semana e estragando facilmente o que conseguiu conquistar durante todos os outros dias.

Para praticar o dia do lixo também é importante consultar um especialista para saber de quantos em quantos dias é melhor você praticar, porque ele é sim importante para acelerar mais ainda a perda calórica, mas até ele precisa ser feito com cuidado, porque não adianta ele ser regado de besteiras e bebidas alcoólicas. É preciso que esse dia seja utilizado para uma maior ingestão de carboidratos, para dar um pico no corpo e depois cortar, evitando que você passe por aqueles momentos em que parece que fica estagnada a perda de peso.

Qualidade ao invés de quantidade

Muitas vezes, é melhor que os seus abdominais sejam feitos com poucas repetições utilizando pesos na barriga ao invés de fazer vários abdominais sem qualquer auxílio para o desenvolvimento da massa magra.

Lógico que executar muitas abdominais podem surtir efeito, mas é muito mais proveitoso para o seu corpo e você se forem realizadas menos séries com a utilização de peso que pode até mesmo potencializar os seus resultados.

Lembre-se que o abdômen é um músculo como qualquer outro e, se exercitamos eles demais, podemos não ter os resultados que queremos, acabar lesionando e até entrar em overtraining devido à toda a carga depositada no seu desenvolvimento.

Nada de nervosismo

Sabemos que é difícil evitar se estressar com muitas coisas que acontecem em nossa rotina, mas esse nervosismo pode estar afetando em sua perda de gordura no abdômen, pois quando estamos estressados, nosso corpo libera cortisol, que faz com que engordemos e aumente o nosso apetite, principalmente para doces.

Por isso que não podemos ficar estressados, tentando sempre encontrar caminhos diferentes para que nosso corpo possa funcionar corretamente e auxiliar para que os nossos treinos deem os resultados esperados.

Qualidade de vida

Os hábitos de fumar e beber podem prejudicar no desenvolvimento da sua massa magra no abdômen, reter líquido, estagnar o emagrecimento e, ainda, fazer mal para a sua saúde de modo geral.

No caso da nicotina, ela faz com que a perda de gordura seja menor exatamente nessa área que desejamos tanto perder. E o álcool já é famoso por gerar aquela barriguinha de chopp.

Leia também: Fumar atrapalha o ganho de massa muscular? Descubra se é mito ou verdade

O melhor é deixar esses dois elementos bem longe se você quer resultados efetivos dos seus treinos, não esquecendo de ingerir água na sua dieta. Ela é essencial para diminuir a retenção de líquido, auxiliar os nutrientes a percorrerem pelo corpo e uma das melhores coisas para melhorar a qualidade de vida das pessoas, que acaba sendo esquecida ou não tomada na quantidade que deveria para melhorar a pele, intestino e até prevenir doenças.